segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Palestra gratuita aborda adoção em Paulista (Reprodução)

O Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP) realiza neste sábado (26), às 15h, uma palestra destinada aos pais e pretendentes à adoção. A psicóloga e coordenadora do GAAP, Sandra Furtado, abordará o tema: “As expectativas e perspectivas da adoção: os desejos, ansiedade e o preparo para a chegada do filho”. O evento será promovido no auditório do Ministério Público de Pernambuco, na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Centro, Paulista. A entrada é gratuita.

Sandra Furtado afirma que “na palestra vai ser trabalhado junto aos interssados o preparo para saber mais sobre o processo de adoção como por exemplo as expectativas de ambos os lados. Tanto a família em receber o(s) novo(s) integrante como o lado de quem chega para ser acolhido nessa nova família”. Sandra disse ainda que as crianças que estão em processo de adoção já foram retiradas do convívio familiar porque foram esgotadas todas as possibilidades de convívio.

Dentre os motivos para o afastamento da família são as crianças que foram violentadas, abandonadas e que não tem possibilidade de retorno ao ambiente em que elas nasceram. Segundo os últimos dados do Cadastro Nacional de Justiça, de 2016, mais de 35 mil pessoas estão na fila para adotar no Brasil, e 6,5 mil crianças e adolescentes esperam por uma família. Já o número de adoções no país vem em uma crescente nos últimos anos. Só em 2015, 571 crianças foram adotadas em todo território nacional, e em 2016 esse número praticamente triplicou, e alcançou a marca de 1.476 pessoas, como mostra os números fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado, Pernambuco está entre os cinco do país que mais promoveram adoções, em 2016, ao lado do Paraná, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Do total de 1.226 crianças e adolescentes adotados no Brasil, por meio do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), 103 foram em Pernambuco. Destaque para o estado também quando se fala do número de adoções tardias (crianças e adolescentes de 3 a 17 anos). Entre 2015 e 2016, Pernambuco teve um aumento de 73% do número de jovens adotados nessa faixa etária, passando de 38 para 66.

O tema é atual e faz parte também de uma obra literária com o título “A Busca”. A autoria é de Cleber Galhardi e publicada pela Editora Boa Nova. No livro, o autor narra a trajetória do pequeno Dinho, de 11 anos, morador de um lar para crianças. Com relatos do próprio menino, a narrativa se passa em um orfanato, no qual estuda e aprende lições de vida com seus amigos.

A trajetória de Dinho irá instigar um sentimento de gratidão nas pessoas que têm a sorte de ter uma família e o aconchego de uma casa segura e feliz. Por mais que os responsáveis pelo lar façam o possível para que órfãos sintam-se aconchegados, a mãe e o pai são essenciais para o desenvolvimento de um indivíduo.

O menino chegou ao abrigo muito doente e após os cuidados dos “tios” e “tias”, como ele chama, se transformou em um garoto inteligente e carinhoso. Na história tem narrativa de todo o cotidiano dentro do “Lar Esperança”, diz que os cuidadores são muito legais, mas educam quando necessário chamando a atenção das crianças quando o assunto é importante.

Original com maiores informações em: http://paideverdade.com.br/2017/08/palestra-gratuita-aborda-adocao-em-olinda/

Reproduzido por: Lucas H.




Nenhum comentário: