quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Investigação de TV portuguesa diz que netos de Edir Macedo foram na verdade roubados de família em Portugal (Reprodução)

11/12/2017

Segundo a série de reportagens “O Segredo dos Deuses”, que começa hoje a ser transmitida na TVI de Portugal, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) tinha, na década de 90, um lar ilegal de crianças, em Lisboa, de onde desapareceram vários menores roubados de suas mães.

As crianças eram entregues diretamente no lar, sem conhecimento da justiça por famílias em dificuldades e acabavam no estrangeiro, adotadas, de forma irregular, por bispos e pastores da igreja, adianta a investigação das jornalistas Alexandra Borges e Judite França.

A TVI descobriu que Edir Macedo “está envolvido nesta rede internacional de adoções ilegais de crianças, e que os seus próprios ‘netos’ são crianças roubadas do Lar Universal, uma instituição que à época fazia parte da obra social da igreja”.

Após sete meses de investigação, a equipeda TVI descobriu mães que tiveram os filhos roubados e que falam pela primeira vez.
Estas mães literalmente foram roubadas no que diz respeito aos seus filhos, de quem não sabiam há mais de 20 anos. Esta investigação só foi possível ser conhecida 20 anos depois. Agora, algumas pessoas saíram da Igreja, começaram a ver com distanciamento e guardaram, inclusivamente, documentação original. É uma história muito grave. (...) Temos histórias complicadíssimas", explicou Alexandra Borges, no Jornal das 8 da TVI.
Em casos de adoção que são casos sigilosos, chegar às mães é muito difícil. Estávamos a fazer um caminho de investigação totalmente diferente e, de repente, tropeçamos numa deixa. Fomos desfiar esse fio e o fio nunca mais acabava, até que conseguimos chegar a essas mães e a algumas dessas crianças. (...) Há 20 anos, a máquina estava muito bem acertada", acrescentou a jornalista Judite França.

Segundo a investigação, “um importante membro desta rede chegou até mesmo a roubar um recém-nascido de sua mãe na maternidade e registrá-lo diretamente como seu filho biológico”.

Esta é a primeira série informativa da televisão portuguesa e será revelada em dez episódios, sendo o primeiro transmitido hoje a seguir ao “Jornal das 8” em Lisboa.

Original disponível em: http://www.sulconnection.com.br/noticias/5278/investigao-de-tv-portuguesa-diz-que-netos-de-edir-macedo-foram-na-verdade-roubados-de-famlia-em-portugal

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: