segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

PREFEITURA DE TABIRA PARTICIPA DE REUNIÃO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO (Reprodução)

14 de dezembro de 2017

A Prefeitura de Tabira, sob o comando do prefeito Sebastião Dias, participou, por intermédio da Secretaria de  Saúde, Zeza Almeida, Secretaria de Ação Social, Ieda Melo, CRAS, CREAS, CMDCA,  Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, Dedé Rodrigues, além do Conselho Tutelar, Guarda Municipal, do Comandante Vasco, entre outras pessoas e instituições de Tabira e região ,  de uma reunião muito importante, a convite da Promotora de Tabira,  Poliana Eleutério, na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti, sobre os passos que devem ser dados para adoção de menor em Tabira e na região do Pajeú. O encontro foi muito importante para esclarecimentos sobre os problemas que acarreta a entrega de menor diretamente a alguém para criar burlando os trâmites da lei de adoção. Na abertura do evento uma maravilhosa apresentação do Grupo criado e coordenado pelo poeta Zé Carlos "Infância Rimada". 
   
A promotora e as palestrantes da Vara da Infância explicaram que para adotar uma criança a pessoa precisa está no Cadastro Nacional e cada município precisa ter a sua própria casa de adoção ou fazer um consórcio com outros municípios, como é o caso de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde.

Os esclarecimentos foram importantes tanto para quem quer adotar uma criança como para quem não tem condições de criar e pretende entregar a alguém o seu filho ou filha. O casal que pega filho sem está no cadastro de adoção não pode ficar com a criança, a não ser que o filho já tenha uma certa idade juntamente com a família, mas nesse caso é  preciso entrar na justiça para, se ela consentir,  obter a guarda ou a adoção.  

As palestrantes se emocionaram durante o evento quando disseram que “o vínculo é muito grande em menos de um mês da adoção entre os país e o filho adotado”. Para eles “o filho adotivo, mesmo tendo país genéticos, não pretende voltar par casa”, tamanha é a afetividade que desenvolvem nessa nova família. Além disso elas falaram,  para quem por ventura pretende adotar uma criança que: “criança não é mercadoria, pois ela é adotada, mas também adota os pais”.  Tem que ser um caso de amor. A outra frase que elas falaram quando visitam as criança que estão para serem adotadas, que toca fundo o coração da gente é: tia, arruma um pai ou uma mãe pra mim" 

Ficou também uma mensagem importante nessa palestra que é o combate ao preconceito, pois “homossexuais também podem adotar”. Segundo o pessoal da Vara da Infância “ já teve um caso perfeito de adoção por um casal homo afetivo nessa região”.  Para a promotora, "infelizmente vivemos em uma sociedade preconceituosa, pois ela própria e um irmão de cor, já foram vítimas de preconceito. Para ela as escolas não devem só discutir o preconceito de cor, gênero etc. Mas também discutir a questão da adoção de um menor por uma família, pois os menores também sofrem preconceitos. 

Quem tiver interesse de adotar uma criança deve procurar o Fórum, fazer parte do Cadastro Nacional e se municiar de todos os documentos e informações que serão descritos abaixo.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: