terça-feira, 28 de novembro de 2017

Regras para acelerar o processo de adoção entram em vigor (Reprodução)

24/11/2017

Entrou em vigor um conjunto novo de regras pra facilitar a adoção no Brasil. As mudanças devem ajudar milhares de crianças e jovens a encontrar uma família mais rápido.

“Você não sabe de onde vem o amor, não sabe como vem esse amor, simplesmente você ama. Quem eles são, de onde eles vieram? Eu não sei. Hoje eles são os meus filhos”, afirma a fisioterapeuta Laís Dias Morais.

Talvez ainda seja cedo para que o Cadu entenda as lágrimas de uma das mães.
Quando criança, a Laís ganhou pais de coração. Casada com a Daniela, que já tinha uma filha, as duas resolveram adotar uma criança. Mas depois de visitarem o abrigo...

“Nós não tínhamos essa noção de que nós encontraríamos muitos irmãos lá. São muitos irmãos, dois, três irmãos”, explica a enfermeira Daniela Favacho da Cruz.

E aí, decidiram adotar três irmãos: Maria Vitória, Carlos Eduardo e Enzo. Mas esse tipo de adoção ainda precisa aumentar e muito no Brasil.

Num abrigo onde vivem 14 crianças e adolescentes, três são irmãos com menos de 4 anos de idade. Os outros 11 têm acima de 12 anos de idade, são todos adolescentes. Isso dificulta a adoção. Mas essa situação pode começar a mudar.

Uma lei sancionada na quarta-feira (22) tem novas regras para tentar acelerar as adoções no país.
Ela estabelece que os interessados em adotar grupos de irmãos ou crianças maiores terão preferência na fila de adoção.

Também terá prioridade quem quiser adotar crianças ou adolescentes com algum tipo de deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde.

Os pais adotivos terão as mesmas garantias trabalhistas dos pais biológicos como licença-maternidade, estabilidade provisória após a adoção e direito de amamentação.

O juiz Iberê de Castro Dias, da Vara da Infância, considerou as mudanças positivas.
“Tende a mostrar para aqueles que estão habilitados à adoção, para aqueles que pretendam adotar a importância de ampliar o perfil, as características das crianças que eles pretendem adotar.

Especialmente com relação a idade. A barreira etária ainda é a maior barreira que a gente tem no Brasil”, disse o juiz.

Quem conseguiu enxergar essa realidade encontrou o inesperado.

“Nós ainda não estamos com o nosso dever cumprido, porque tem muito chão pra percorrer. Mas é uma sensação de plenitude. É uma felicidade que toma conta, que te invade, que te motiva. Eles são a nossa motivação diária”, diz Daniela.

Original disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/11/regras-para-acelerar-o-processo-de-adocao-entram-em-vigor.html

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: