segunda-feira, 13 de novembro de 2017

TJ apoia projeto que estimula adoção tardia (Reprodução)



Crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos de idade, que vivem em instituições de acolhimento à espera de um novo lar, entraram em campo neste domingo, 9 de julho, juntamente com os jogadores, como mascotes do Cruzeiro Esporte Clube, no jogo contra o Palmeiras, no Mineirão.

A ação faz parte do projeto “Adote um Campeão”, idealizado pelo Cruzeiro, em parceria com o Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte (GAABH) e o Grupo de Apoio à Adoção de Santa Luzia (Gada), com apoio das Varas Cíveis da Infância e da Juventude de Belo Horizonte e Santa Luzia, e do Ministério Público (MP).

Lançado na sexta-feira, dia 7 de julho, o “Adote um Campeão” tem como objetivo estimular a adoção de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade que vivem em instituições de acolhimento. O projeto iniciou com 28 crianças e adolescentes, todos inscritos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

Segundo dados do CNA, mais de sete mil crianças e adolescentes aguardam uma nova família. Desse total, cerca de cinco mil possuem mais de sete anos. Enquanto isso, a lista de possíveis adotantes chega a 40 mil pretendentes. Contudo, a conta não fecha por muitos destes jovens não se encaixarem na faixa etária escolhida pelos candidatos, o que obriga os que não são selecionados a passarem anos nas instituições.

O juiz titular da Vara Cível da Infância e da Juventude da comarca de Belo Horizonte, Marcos Flávio Lucas Padula, destacou a iniciativa e o empenho dos apoiadores. “É uma ação essencial para que possamos dar uma oportunidade para essa faixa etária, que não tem uma perspectiva muito grande de conseguir um lar. Por melhor que seja o abrigo, ele nunca será como uma família”, declarou o juiz durante o lançamento do programa.

A juíza titular da 2ª Vara Criminal da Infância e Juventude da cidade de Santa Luzia, Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti, também elogiou a iniciativa. “É uma data histórica na nossa trajetória de luta pela dignidade da criança e do adolescente. Existe um amparo jurídico, legal e constitucional que legitima a iniciativa. Nós sempre estamos atentos ao aspecto emocional da criança e do adolescente que sonham em ter uma família”, afirmou a magistrada.

No estádio, as crianças e os adolescentes assistiram ao jogo dos camarotes do Mineirão.

O projeto “Adote um Campeão” conta também com a parceria da Caturra Digital Filmes, da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), da Cia. de Humor Intolerantes à Lactose, da Inove Turismo e do Estádio Mineirão.

Veja aqui o vídeo produzido.

Original disponível em: http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/tj-apoia-projeto-que-estimula-adocao-tardia.htm#.WgnNcbpFzIW

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: