quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Adoção: em SE 26 crianças aguardam por uma família (Reprodução)

18/09/2017


Sergipe tem 26 crianças e adolescentes aptas à adoção. Por outro lado, o cadastro aponta que 458 pretendem adotar uma criança no Estado. A maioria deles, 54 pretendentes (51,21%), são indiferentes quanto ao sexo; 172 (37,97%) preferem meninas; e 54 (11,92%) preferem os meninos. Ano passado, 142 adoções foram realizadas, em 2015 foram 146 e em 2014 foram 147. Os dados referentes às adoções são fornecidos anualmente pela Diretoria de Modernização do TJSE e para este ano os números ainda não foram fechados.

Segundo os dados do TJSE, a maior dificuldade é a inserção de adolescentes em uma nova família, já que 85,43% dos pretendentes querem crianças recém-nascidas. Já os adolescentes com 17 anos são preferência de apenas 1,99% das famílias.

Quem tiver interesse em adotar uma criança deve procurar o Juízo da Infância da comarca onde reside, munido da documentação necessária, e solicitar a habilitação para adoção, além de receber as orientações acerca deste processo. Sendo em Aracaju, os interessados devem procurar a 16ª Vara Cível-Privativa da Infância e da Juventude e agendar junto ao Núcleo Técnico desta Vara uma entrevista com a equipe técnica, receber a lista de documentos necessários e ainda orientações acerca de todo processo de habilitação para adoção.

Para estar apto a adotar uma criança, os pretendentes precisam participar do Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica, que é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo um dos requisitos para habilitação à adoção. Este ano, já foram realizadas sete edições do Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção (dois em Aracaju e Itabaiana; e um em Nossa Senhora do Socorro, Estância e Propriá). Até o fim do ano serão realizadas mais duas edições, sendo uma no dia 4 de outubro em Nossa Senhora do Socorro e outra 7 de dezembro em Aracaju.

O TJ explica que no curso são passadas informações sobre a adoção, acolhimento, aspectos sociais da licença-maternidade e paternidade; mitos da adoção, fases do período de adaptação, respeito à história da criança e implicações psicológicas, dentre outros temas.

Original disponível em: http://www.jornaldacidade.net/noticia-leitura/69/109767/adocao-em-se-26-criancas-aguardam-por-uma-familia.html#.WcKGmLpFzIV

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: