quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Pontes de Amor realiza encontro mensal de setembro (Reprodução)


No dia 13 de setembro será realizado mais uma edição do Encontro Mensal da Pontes de Amor, que abordará o tema “Adoção e as novas formas de ser família”. O primeiro grupo de apoio à adoção legal de Uberlândia, neste dia, irá esclarecer dúvidas sobre a convivência familiar e as configurações formadas por recasamentos, uniões homoafetivas, monoparentais, paternidade ou maternidade socioafetivas e adotivas.

De acordo com o grupo, todas essas formas de família convivem com o modelo tradicional familiar e ambas são relações adotivas que provoca a flexibilidade e a criatividade de seus integrantes frente aos desafios.

Recasamentos

Depois do desgaste de um divórcio é natural que homens e mulheres busquem um novo relacionamento. A necessidade de afeto e partilha é um impulso no ser humano, assim como o desejo de reconstruir uma família.

Maternidade ou paternidade socioafetivas

A família socioafetiva tem o afeto como valor jurídico, ampliando-se o conceito de paternidade e maternidade, sendo considerado como relação de parentesco também o vínculo psicológico e afetivo, os quais prevalecem sobre a filiação biológica e legal.

Uniões homoafetivas

Os casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira já estabelece para os casais heterossexuais. A decisão estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com a permissão do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo determina que os casais homossexuais sejam tratados como um novo tipo de família, podendo inclusive, adotar.

Família monoparental

A família monoparental ocorre quando apenas um dos pais da criança arca com as responsabilidades. A forma foi reconhecida pela Constituição Federal em seu artigo de número 226, s 4º. Utilizando-se dessa terminologia para deixar explícito que é formada por apenas a mãe ou o pai e seus descendentes, ou seja, terá somente a presença de um genitor que será responsável pelo sustento, educação e criação dos filhos.

Família Adotiva

A adoção constitui um vínculo denominado como parentesco civil ou família substituta. Comumente não existe vínculo genético, exceto quando a adoção se dá pelos próprios parentes colaterais a partir do terceiro grau. Embora, seja uma família formada através de um instituto jurídico, o afeto é o elemento primordial que liga os componentes desta estrutura familiar gerando a dedicação de uma pessoa para com a outra através do amor e do cumprimento dos deveres de pai e mãe voluntariamente.

A favor do direito que toda criança e adolescente tem de viver em uma família que cuida, nutre e protege, a Pontes de Amor contribui com todas as famílias, visando ser suporte e apoio frente aos desafios que enfrentam na atualidade: construir vínculos afetivos, redefinir papéis, estabelecer autoridade, limites e regras fazem parte deste novo aprendizado vivido por aqueles que se lançam  na maternidade ou na paternidade adotivas.  A Pontes de Amor também coopera na preparação para adoção e se disponibiliza a acompanhar todas as famílias no pós-adoção, visando o melhor interesse da criança; cooperando para que cada família possa ser a melhor família que consegue ser.

Serviços:
Encontro Mensal Pontes de Amor
Data: 13 de setembro
Horário: 19h30
Local: Avenida Fernando Vilela, 2004 – Osvaldo Rezende
Entrada: Gratuita
* É necessário levar quitanda para lanche comunitário

Original disponível em: https://www.ojornaldeuberlandia.com.br/2017/09/11/pontes-de-amor-realiza-encontro-mensal-de-setembro/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: