quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Esperando por Você: campanha incetiva adoção tardia no ES (Reprodução)

18 SETEMBRO 2017

Roger tem 15 anos. Gosta de cuidar de orquídeas e sabe tocar diversos tipos de instrumentos musicais, mas seu preferido é o saxofone. É um rapaz muito estudioso e esforçado. Há anos o que ele mais espera é encontrar uma família que o aceite e o ame como ele é. Com o objetivo de gerar visbilidade para histórias como a de Roger, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) iniciou uma campanha chamada “Esperando por Você”.

O objetivo é fazer com que a população interessada em realizar uma adoção conheça as crianças e os adolescentes aptos, a fim de mudar o futuro delas, que vivem há anos em instituições de acolhimento do Espírito Santo. Em especial, são as crianças mais velhas, com alguma condição especial de saúde ou que fazem parte de grupos de irmãos, que mais precisam de um novo lar.

A partir da elaboração de diversos vídeos, a campanha dá voz a esses meninos e meninas, órfãos ou destituídos de suas famílias de origem e que já estão prontos para a adoção. Eles revelam suas qualidades, habilidades, potencialidades e sonhos. E não desejam apenas ganhar uma nova família, querem construir junto. Todos concordaram em participar do projeto e foram devidamente autorizados pelos responsáveis.

Adoção Tardia

No Brasil, apesar de o número de pretendentes à adoção ser maior que o número de crianças disponíveis, a conta não fecha. Em Santa Catarina, por exemplo, existem 1.600 crianças em acolhimento e mais de 2 mil famílias em busca de um filho. No entanto, essas crianças não "se encaixam" no perfil idealizado. Em sua maioria, têm mais de três anos, são portadoras de deficiências e possuem irmãos ou diferenças de raça em relação aos potenciais pais.

No Espírito Santo, a realidade infelizmente se repete. Das 140 crianças acolhidas prontas para adoção, 86% têm mais de 8 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma necessidade especial. Campanhas como “Esperando por Você” tem como objetivo incentivar a adoção tardia, fazendo com que as famílias que desejam adotar conheçam outras histórias e possam também se encantar por elas.

Se você ainda não é habilitado à adoção e deseja adotar, encaminhe um e-mail para ceja@tjes.jus.br com nome completo, CPF, endereço, telefones e o nome da criança ou adolescente pelo qual tem interesse. Caso você já seja um pretendente habilitado à adoção, encaminhe um e-mail ceja@tjes.jus.br com nome completo, CPF, endereço, telefones, cópia da sentença de habilitação à adoção, nome da comarca em que foi habilitado e o nome da criança ou adolescente pelo qual tem interesse.

Para saber mais, entre em contato com a Comissão Estadual Judiciária da Adoção do Espírito Santo (CEJA/ES) por meio dos telefones (27) 3145-3171, (27) 3145-3172 ou (27) 3145-3173. É possível ainda se informar melhor através do site www.esperandoporvoce.com.br.

Quero adotar!

Original disponível em: http://www.soues.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=2592&categoria=2&nocache=1505761071

Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: