quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Poder Judiciário terá novo site a partir de 2 de outubro (Reprodução)

26 de setembro de 2017

Maior acesso, facilidade de encontrar conteúdos e o respeito aos padrões de acessibilidade foram premissas que orientaram a equipe responsável pela construção do novo site do Poder Judiciário de Rondônia, que entra no ar a partir do dia 2 de outubro. Desenvolvido inteiramente por analistas da STIC e da Coordenadoria de Comunicação, o novo portal traz nova identidade e mudanças que aproximam ainda mais os usuários dos serviços oferecidos..

Com formato leve, agradável e moderno, o novo portal do Tribunal de Justiça trará melhorias que tornarão a experiência de navegação bem mais simples e eficiente, atingindo mais rápido o objetivo almejado pelo usuário. O visual torna a apresentação do Poder Judiciário na internet mais dinâmico e amistoso, na medida em que hierarquiza as informações e direciona a pessoa para uma navegação intuitiva..

A acessibilidade foi uma preocupação desde a concepção do projeto, que buscou o contraste simples de cores e o tamanho das fontes maiores como requisitos para elaboração do novo layout da página. Os locais de serviços são, em sua maioria, apresentados em botões, com área suficiente para a navegação de quem tem baixa mobilidade. Além disso, as fotos têm legendas, o que proporciona aos cegos e portadores de baixa visibilidade a audiodescrição das imagens por meio de programas de acessibilidade (talk back). Tudo isso para dar atenção a quem tem necessidades especais e funcionalidade para o público em geral..

Outra novidade é que o novo portal é responsivo, ou seja: se adapta a qualquer dispositivo, como celulares e tablets, ajustando a apresentação do conteúdo ao tamanho da tela do usuário..

Consulta Processual, jurisprudência e cálculos processuais continuam como destaques na página inicial, que traz também o plantão e as sessões de julgamento da 2ª instância logo no topo do portal. Transparência e acesso à informação continuam com elementos diversos e completos com relação à instituição e são apresentadas também na parte principal da “home”, assim como o sistema de buscas, com novos idexadores..

Sistemas Judiciais.

Um dos destaques das mudanças ocorridas no novo site é a reclassificação de conteúdos de modo a facilitar a localização. O principal deles é que todos os sistemas judiciais foram agrupados num mesmo espaço, para facilitar a navegação e evitar cliques desnecessários..

No portal atual, 57% do conteúdo acessado por advogados são originários da sala do advogado, 43% e originários de outras áreas, como secretaria judiciária, página inicial ou portais. "Com o novo site, todos os serviços de interesse de promotores, procuradores, defensores e advogado estarão em apenas uma porta de entrada: o botão intitulado serviços judiciais", explicou a, juíza Silvana Freitas, coordenadora do comitê do site, órgão de gestão do novo portal..

Cidadania.

O novo site conta, ainda, com abas de informações institucionais para melhor conhecer o Poder Judiciário e conteúdos especiais das comarcas, que não constam no site atual, tais como histórico da formação do município e dados sobre os fóruns..

Na aba Corregedoria todos os serviços relativos ao 1º grau de jurisdição, inclusive a fiscalização das serventias extrajudiciais, além de notícias e informes específicos desta grande área do Poder Judiciário..

Na aba cidadania, o cidadão pode ter acesso aos projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça, que garantem direitos e asseguram o acesso à Justiça. Justiça Rápida Itinerante, combate a violência doméstica, adoção, qualidade de vida no Judiciário são alguns destaques da imensa rede de ações para fazer valer a lei e as garantias constitucionais..

Portais.

O site também tem conteúdo específico com os portais da Escola da Magistratura, dos Magistrados e dos Servidores. Reformulados, seguem os mesmos princípios que nortearam a construção do site, inclusive mantendo a mesma identidade visual..

Para não causar nenhum impacto no atendimento, migração dos sistemas será feito a partir de sexta-feira. Na segunda, o novo site do TJRO estará no ar..

Original disponível em: http://www.tudorondonia.com/noticias/poder-judiciario-tera-novo-site-a-partir-de-2-de-outubro,5634.shtml

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: