segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A decisão de amar ou abandonar (Reprodução)

23.09.2017

Nessa jornada em busca da liberdade de ser o que se é, o que mais falta é companhia. O processo é individual, mas não deixa de carecer de apoio, afeto e aceitação. No entanto, o que mais se vê é solidão. Quando muitos travestis e pessoas trans iniciam o processo externalizador de sua identidade, o primeiro abandono é o da família.

Há também os crimes. Os dados do Disque 100, canal de denúncia de violações da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), revelam que a cada cinco agressões contra LGBTs, em 2016, uma foi cometida por parentes das vítimas. No ano passado, foram 1.875 denúncias de violações dentro desse universo, sendo 63 no Ceará.

O coordenador do Centro de Referência LGBT Janaina Dutra, Tel Cândido, diz que uma realidade preocupante entre os assistidos pelo equipamento municipal é o de violações de direitos dentro do ambiente familiar. "Tem um número preocupante de violação de direitos dentro da família e, no caso dos trans e travestis, é muito forte. Eles têm os vínculos sociais e familiares praticamente dissolvidos pelo menos no início do processo transexualizador, independente do gênero", pondera.

Original disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/doc/a-decisao-de-amar-ou-abandonar-1.1824460

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: