quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Entrevista do dia: Jacson Gross, autor de livro sobre adoção homoparental masculina (Reprodução)

06/09/2017

O entrevistado de hoje é Jacson Gross. Graduado em Direito pela Universidade LaSalle. Mestre em Direito pela mesma instituição, tendo como área de Concentração Direito e Sociedade (Sociologia Jurídica). Atualmente especializando em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Autor da obra  “A construção da cidadania e a sexualidade – Uma análise de casos de adoção homoparental masculina”, publicada pela Editora Empório do Direito.

Qual é o foco do seu(s) livro(s)?

O livro tem por foco adoção por casais homossexuais masculinos a partir da percepção desses casais, fazendo uma análise de como é feita a construção da cidadania desses homossexuais na busca de seus modelos de família. Meus outros escritos são em torno dos temas cidadania, direitos humanos e democracia.

De que maneira a temática que você aborda contribui com a área jurídica?
Tentei trazer a pesquisa empírica que desenvolvi, em todos seus aspectos, para que possa servir de referencial para pesquisadores da área jurídica, uma vez que a pesquisa empírica no direito ainda é muito nova no Brasil. Além de apresentar uma nova abordagem para a temática adoção por casais homossexuais.

Quanto tempo leva para escrever um livro?
Acredito que cada autor, cada perfil de livro, tenha seu tempo de construção. O meu, entre a pesquisa e produção final do livro, levou aproximadamente dois anos.

Qual é a sensação de saber que alguém aprendeu sobre determinado assunto através do seu livro?
Acredito que seja o que qualquer autor espere. Esse retorno é a completa realização da obra. Sua função existencial.

Qual é a situação atual da literatura jurídica no Brasil?
Acredito que estamos em um momento em que novos pensadores, novos autores, novos pesquisadores, estão surgindo, “oxigenando” a literatura jurídica brasileira.

O tema do seu livro é inovador, como você entende isso?
Acredito que o tema não seja tão inovador, mas a abordagem sim. O livro foi feito a partir dos relatos dos próprios homossexuais que adotaram, suas vivências, sensações, críticas…

Qual era o seu objetivo com o livro?
Meu objetivo foi tirar uma pesquisa que me é muito cara, da gaveta e da prateleira da universidade para um espectro maior de leitores. Como se fosse minha contribuição sobre o assunto para a sociedade.

Como você caracteriza a adoção por pares homoafetivos no Brasil?
A adoção homoparental no Brasil pelo que minha pesquisa apresentou, é bem aceita no judiciário, no entanto a sociedade se mostra muito resistente em diversos aspectos, chegando a ser cruel em alguns momentos com os casais.

Teve dificuldade para escrever sobre este tema? Se sim, quais?
Não. Não tive dificuldade de escrever sobre esse tema. Como trabalhei, no livro, com pesquisa empírica essa interação com os adotantes tornou o trabalho muito mais instigante.


Confira aqui a obra A construção da cidadania e a sexualidade – Uma análise de casos de adoção homoparental masculina


Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: