quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Assistência Social participa do 19º Censo da População Infanto-Juvenil Acolhida do MPRJ (Reprodução)

26/09/2017

Representantes de três setores da Assistência Social de Cabo Frio participaram da apresentação do 19º Censo da População Infanto-Juvenil Acolhida, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude. O encontrou celebrou 10 anos de implantação do Módulo Criança e Adolescente (MCA) e mostrou dados semestrais do documento.

De acordo com o relatório, que utilizou dados de 30 de junho de 2017, os indicadores cabo-frienses mostram que a distribuição geográfica da população infanto-juvenil acolhida está assim segmentada: total das entidades de acolhimento institucional e equipe de acompanhamento do Projeto Família Acolhedora (CREAS): 3; de crianças e adolescentes acolhidas: 16; percentual das crianças acolhidas no Estado: 0,92; das crianças e adolescentes aptos à adoção: 2; percentual de aptos à adoção: 0,11; crianças e adolescentes sem registro civil de nascimento: 0; das crianças e adolescentes sem visita: 10. Em todo o estado, são 202 entidades, 1.746 crianças acolhidas, 100% de crianças acolhidas, 195 aptos à adoção, percentual de 11,17 aptos à adoção, 30 sem registro de nascimento e 782 sem visita.

O evento, realizado na última sexta-feira (22), contou com a participação de gestores municipais, conselheiros tutelares, entidades de acolhimento e demais órgãos que integram o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes em todo o estado. Cabo Frio marcou presença por meio de representantes da Coordenadoria-Geral da Criança e do Adolescente (Cogecria), do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e do Departamento de Proteção Social Especial (Depse).

Além da apresentação dos dados do relatório, feita pelo promotor de justiça, Dr. Rodrigo César Medina da Cunha, coordenador do CAO Infância e Juventude, as palestras abordaram os desafios para a implementação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente previsto pela Lei Federal 13.431/17; e o enfrentamento à violência sexual, no contexto da escuta especializada e do depoimento especial.

Segundo a presidente do CMDCA, Rosane Carvalho, “as palestras foram muito importantes para o conhecimento do que poderemos trazer de melhor para o atendimento das crianças do nosso município, vítimas de abuso”.

Já Mariana Rangel, que atua no Serviço Família Acolhedora, vinculado ao Depse, acredita que “eventos como esses são muito importantes, pois podemos ver os avanços que estamos tendo no acolhimento familiar e institucional, ficando claro quais áreas precisam de criação de novas políticas públicas”.


Serviço Família Acolhedora faz palestra no SOS Vida

O Serviço Família Acolhedora promoveu mais uma divulgação do serviço. Desta vez, o encontro foi realizado no S.O.S Vida para os alunos do curso de Serviço Social. As palestrantes Maria Lúcia Messias Candeia, coordenadora do serviço, e as técnicas Rosineide de Morais, assistente social, e Mariana Rangel, advogada, informaram sobre funcionamento desse serviço no município de Cabo Frio e a importância da participação popular, que pode ser feita através do cadastro e também da divulgação.

O Família Acolhedora é um serviço referenciado ao Departamento de Proteção Social Especial (Depse), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). É uma nova modalidade de acolhimento de crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar por determinação judicial em função de situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de sua função de cuidado e proteção.

As famílias que se candidatam para integrarem o Família Acolhedora passam por um processo de cadastramento, seleção e preparação, além de acompanhamento durante todo o período que estiverem acolhendo a criança/adolescente.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: