sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Metodologia de Intervenção no processo de Preparação para a Adoção Internacional – a prática da Comissão Distrital Judiciária de Adoção – CDJA

24/01/2013
por SECOM/VIJ

A Comissão Distrital Judiciária de Adoção (CDJA) apresenta ao público interessado a sua metodologia de intervenção no processo de preparação para a adoção internacional. O documento foi elaborado por Thaís Botelho Corrêa e Janaina Simas Souza, responsáveis pela Secretaria Executiva da Comissão.
É por intermédio da CDJA que as adoções internacionais ocorrem no Distrito Federal. Além de analisar os pedidos de habilitação de estrangeiros interessados em adotar crianças e adolescentes no DF, a CDJA acompanha todo o processo, desde a fase que antecede o estágio de convivência até a pós-adoção no exterior.
A metodologia apresentada refere-se ao período anterior à chegada da família estrangeira a Brasília e que busca propiciar condições favoráveis para que os adotandos possam realizar o percurso da realidade do acolhimento institucional para uma família adotiva residente em outro país.
Segundo as autoras, trata-se da estrutura basilar de atuação, uma vez que a metodologia de trabalho está em constante processo de avaliação e reflexão, pois a cada adoção realizada novas necessidades são apresentadas, de maneira que os desafios lançados para a equipe da CDJA renovam e agregam outras ações.
O texto também está disponível na página Infância e Juventude, link Textos e Artigos, no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Para saber mais sobre a Comissão Distrital Judiciária de Adoção.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.

http://www.tjdft.jus.br/cidadaos/infancia-e-juventude/textos-e-artigos/metodologia-de-intervencao-no-processo-de-preparacao-para-a-adocao-internacional-a-pratica-da-comissao-distrital-judiciaria-de-adocao-cdja

Nenhum comentário: