quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Dourados tem mais de 60 crianças à espera de adoção (Reprodução)

14/09/2016

Mais de 60 crianças e adolescentes de Dourados ainda aguardam pela adoção. Atualmente, elas estão acolhidas nas casas de abrigo Lar Santa Rita, Ebenezer, Iame e Renascer. Para auxiliar o Judiciário a esclarecer a sociedade, o Grupo de apoio à adoção de Dourados (Gaad Acolher) realiza no próximo sábado (17), das 16h às 18h, no Shopping Avenida Center, uma campanha de sensibilização com a distribuição de panfletos.

De acordo com a presidente do Gaad Acolher, a advogada Diva Maria Valente Soares, além de incentivar a prática da adoção, a campanha quer orientar as pessoas a respeito dos preconceitos que ainda estão disseminados na sociedade e que, na maioria da vezes, acabam prejudicando muitas crianças e adolescentes de terem acesso à uma nova família.

Na avaliação da vice-presidente do Grupo, a psicopedagoga Denise Caramori de Souza, na realidade, boa parte da sociedade ainda não está devidamente esclarecida sobre o sentido da adoção. "O que está faltando é uma atitude aditiva", explica Denise.

Durante entrevista ontem ao O PROGRESSO, Diva e Denise, que assumiram recentemente a presidência e vice-presidência do Grupo de apoio à adoção de Dourados (Gaad Acolher), destacaram as ações que estão sendo desenvolvidas em Dourados e os desafios que ainda precisam ser superados quando o assunto é a adoção. "Temos conseguido alguns avanços, como o apoio do Judiciário nos trabalhos realizados em Dourados, com a participação da Promotora da Vara da Infância e Juventude em Dourados, Fabrícia Barbosa Lima, que também faz parte da nova diretoria do Gaad Acolher", afirma a presidente. A assistente social do Fórum, Valdirene Campos Schmitz Pereira, e o assessor da Vara da Infância, Robson Moraes dos Santos, também compõem a nova diretoria.

No entendimento da vice-presidente, o Grupo tem centrado esforços nas reuniões que acontecem na última quarta-feira de cada mês. "Temos trabalhado temas importantes que procuram auxiliar não só as famílias que pretendem adotar, como aquelas que já adotaram".

Segundo ela, o próximo encontro está marcado para o dia 28 de setembro e irá debater a "Educação dos filhos: limites e desafios".

O Gaad tem como principais linhas de atuação, a propagação de uma nova concepção da adoção, visando assegurar o direito da criança e sensibilizando a sociedade para a questão das crianças institucionalizadas, que se encontram privadas da convivência familiar. Além disso, o Grupo defende a troca de experiências, visando buscar melhores resultados no desafio de educar e preparar um futuro digno a um filho adotivo, a orientação e aconselhamento a quem deseja se informar a respeito da adoção ou mesmo efetivá-la e a difusão e estímulo para os capazes de receber uma criança que não tem família.

Segundo a presidente do Gaad, as reuniões são abertas à toda sociedade, em especial, aos pais e filhos adotivos e os candidatos habilitados ou em processo de adoção.

Original disponível em: http://www.progresso.com.br/dia-a-dia/dourados-tem-mais-de-60-criancas-a-espera-de-adocao

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: