segunda-feira, 5 de setembro de 2016

TJMS abre evento internacional de família acolhedora (Reprodução)

02/09/2016

Iniciou ontem, no plenário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), o II Encontro Internacional de Família Acolhedora que continua hoje, com atividades durante todo o dia. A abertura oficial foi realizada pelo desembargador Julizar Barbosa Trindade, corregedor-geral do TJMS, que também acompanhou a entrega do selo Amigo da Criança e do Adolescente a oito personalidades que contribuíram para divulgação e concretização do programa no Estado.

Julizar lembrou que, nos tempos antigos, a criança e o adolescente não tinham lugar na formação da sociedade e encaminhados muito cedo ao trabalho, sem oportunidades para estudar e obter uma formação para o futuro. "No mundo jurídico não era diferente, pois nossos códigos determinavam prioridades para os presos provisórios, idosos e portadores de necessidades especiais e somente no século passado passou a tratar dos direitos das crianças e adolescentes, notadamente, após a II Guerra Mundial e a Convenção de Genebra", destacou o desembargador.

Ele lembrou ainda que, com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Brasil passou a adotar medidas concretas para tratar como prioridade absoluta os direitos da criança e do adolescente. "São conquistas importantes da legislação brasileira em olhar para a criança como pessoa digna de carinho e atenção especial e direitos garantidos com atendimento prioritário e este encontro é especial e histórico para fazer acontecer a proteção à criança, que deve ser acolhida no seio familiar", ressaltou Julizar, destacando o projeto Família Acolhedora que surgiu na Inglaterra no final do século passado e, no Brasil, em 2003, na comarca de Camapuã.

O juiz Deni Luís Dalla Riva, da comarca de Camapuã e coordenador do encontro, agradeceu o apoio de todos para a realização do evento e destacou que o TJMS preparou dois dias para o convite ao desafio de passear pela dura realidade por que passam 50 mil crianças e adolescentes brasileiros, dos quais 90% vivem em instituições de acolhimento e a maioria chega à maioridade nesses locais e que precisam se adaptar em condições longe da família, recebendo atendimento coletivo e em que "mesmo as mais pequenas alimentam o desejo de deixar o local pelo fato de não estarem vivendo em família", explicou o juiz.

Ele ressaltou que o encontro propõe levar aos participantes a reflexão sobre o assunto lembrando que nos países desenvolvidos, já existe o programa, não apenas para os dois tipos de famílias, natural e adotada e ressaltou que o encontro vai apresentar ao público a família acolhedora, para entender, capacitar e conhecer as relações de afeto e as políticas públicas. "O TJMS, a Coordenadoria da Infância e Juventude e a Ejud não mediram esforços para oferecer o melhor e a máxima compreensão sobre o assunto e que os participantes possam promover o surgimento, em suas cidades, de um novo núcleo de família acolhedora", concluiu.

O coordenador da Escola Judicial do TJMS (Ejud/MS), desembargador Julio Roberto Siqueira Cardoso, destacou a importância do público conhecer o detalhamento do projeto e, em nome de seu colega, desembargador Eduardo Machado Rocha, coordenador do CIJ, desejou boas vindas a todos ao TJMS.

Selo

Também fizeram uso da palavra a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, que representou o governador Reinaldo Azambuja, destacando que o projeto deve ser levado a todos os municípios do MS e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre. Ambas receberam o Selo Amigo da Criança e do Adolescente, instituído pela CIJ para agradecer aos que muito fizeram e fazem pela causa da criança e do adolescente.

Também receberam o Selo da Criança e do Adolescente o prefeito de Camapuã, Marcelo Duailibi, a secretária de Assistência Social de Camapuã, Djasli Cestari; a secretária de Assistência Social de Coxim, Mônica Moura Costa, representando o prefeito Aluízio São José; o diretor do Sicredi MS, Sadi Maciel; Tais Fountoura e Delton Roos.

Programação

O encontro, que teve abertura musical pela Orquestra Infantil Indígena de Campo Grande, sob a regência do maestro Eduardo Martinelli e palestra inicial com Michael Pease, assistente social de Londres (Inglaterra), continua hoje, a partir das 8h, com palestras e mesa redonda proferidas pelas autoridades convidadas pela coordenação.

Original disponível em: http://www.progresso.com.br/dia-a-dia/tjms-abre-evento-internacional-de-familia-acolhedora

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: