segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Era uma vez… uma criança muito amada que chegou em nossas vidas – por Gilmara Lupion (Reprodução)

Setembro 22, 2016

As crianças pequenas gostam bastante de ouvir histórias, sejam elas contadas ou lidas… Que gostoso ouvir uma história contada pelos avós do tempo em que eram crianças… Que gostoso ouvir uma história lida pela mãe ou pelo pai antes de dormir… Os olhinhos brilham, as mãozinhas folheiam o livro, o sorriso aparece, o sono chega…

E se a história for de adoção?! Com certeza será uma linda história de AMOR! Os livros infantis sobre adoção são excelentes recursos para falarmos sobre adoção com as crianças, o faz-de-conta, o imaginário, a surpresa, a ludicidade presente nas histórias infantis costumam seduzir as crianças pequenas, ouvindo histórias elas podem sentir emoções importantes.

Penso também que as histórias infantis sobre adoção, com sua linguagem simples e direta ajudam os pais a responder as perguntas clássicas das crianças sobre como nascem os bebês, se elas nasceram da barriga da sua mãe… Como chegaram a suas famílias? Respostas como: “Não, você não nasceu da minha barriga. Eu quis muito que você tivesse nascido na minha barriga, mas eu não consegui… Precisei da ajuda de outra mulher. Você cresceu e nasceu da barriga de outra mulher. Uma mulher muito especial, que fez você pra mim”.

Uma oportunidade também de dizer para a criança o quanto ela foi esperada, desejada, amada… Que seus futuros pais se prepararam para recebê-la, que esperaram ansiosamente pela sua chegada! Li recentemente uma história linda de uma mãe grávida por adoção, autora do livro “Reis procuram príncipes”, que através de um conto explica as crianças o caminho da adoção. Numa linguagem sensível e adaptada às crianças, a autora fala de uma forma diferente de construir uma família, a adoção. A literatura infantil é uma das ricas possibilidades de discutir as relações familiares, até mesmo a nova estruturação das famílias, como por exemplo, as constituídas por adoção.

Os livros escritos sobre adoção por pais adotivos costumam não vincular qualquer tipo de conflito em relação à adoção. Já, as obras que tem a adoção como foco secundário, e os clássicos da literatura infantil, como, ‘O patinho feio’, ‘Mogli’, ‘Cinderela’, entre outros, compreendem inúmeras histórias de crianças que não são criadas por seus pais biológicos, representando várias situações de conflito, o que também é bastante positivo para que as crianças compreendam que os conflitos existem, e aprendam a lidar com eles.

As histórias infantis são um dos recursos para falar sobre a adoção com as crianças, espera-se assim contribuir para a construção de uma cultura adotiva em casa e na escola, e instrumentalizar os pais e os professores a conversarem sobre a adoção com as crianças a partir da literatura infantil.
Era uma vez… uma criança muito amada que chegou em nossas vidas.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: