quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA FILIAÇÃO ADOTIVA FOI TEMA DE PALESTRA NA BIENAL



I Bienal Internacional do Livro do Agreste de 9 a 16 de setembro de 2012.

O psicólogo, Luiz Schettini, especialista na área de adoção, abordou em sua palestra juntamente com a sua esposa, Suzana Schettini sobre a importância da filiação adotiva e como educar uma criança com amor e carinho. Afinal são esses os sentimentos que envolvem a questão familiar, que faz alguém tomar a decisão de casar, ter filhos e constituir uma família.
E são esses mesmos sentimentos que deve haver numa família que pretende adotar uma criança, permitindo abrir as portas para essa oportunidade. Para se tornar filho não precisa ser apenas biológico, existem outras formas de ter esses filhos, que é através da adoção. Mas de acordo com o psicólogo Luiz Schettini todos os filhos precisam ser adotados afetivamente.
“Todos os filhos tem que ser necessariamente adotivos mesmo aqueles filhos que a gente gera. Ou seja, quem gera são os genitores, para esses se tornarem pais, realmente eles precisam adotar afetivamente os filhos. A filiação é um processo adotivo, ou seja, todos os filhos precisam ser adotados, tanto os que são gerados, como aqueles que a gente não gerou, mas os trouxe como filhos”, confirma o psicólogo Luiz Schettini.
É com essa iniciativa de adotar afetivamente que também deve envolver os candidatos a adoção, de maneira, a mostrar exemplos de que o amor é muito mais forte do que o preconceito, ou outros paradigmas. Porém as famílias ainda sofrem com muitas frustrações, por não poder conceber um filho biológico, que segundo a psicóloga Suzana Schettini, se eles soubessem dessa realidade ficaria muito mais fácil entender a constituição familiar e haver menos cobranças em relação a gerar filhos.
“Ter um filho é uma benção de Deus, independente se eles são adotados ou biológicos. Eles serão os nossos filhos e precisaram dos mesmos cuidados, da mesma atenção, terão as mesmas birras e precisaram ser corrigidos. Faz parte da educação que precisamos ensiná-los”, explica a psicóloga Suzana Schettini.
De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), na qual diz que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da família, sem discriminação dos filhos que são de uma relação do casamento ou por adoção. Assim, os direitos são iguais tanto para os filhos que vêm de uma adoção, ou dos filhos biológicos, com a única intenção de construção familiar.
Segundo o psicólogo, Luiz Schettini uma criança precisa ter uma família alguém na qual possa recorrer e se sentir protegida, isso faz parte do desenvolvimento pessoal de cada ser humano, e que deve ser respeitado para uma criança. “O crescimento de uma criança em família, com todo o amor e proteção que ela precisa, se tornará um adulto mais confiante, mais preparado”, explica o psicólogo.
Nota: Pela primeira vez o Agreste de Pernambuco recebe uma Bienal do Livro e a cidade sede escolhida foi Garanhuns. A I Bienal Internacional do Livro do Agreste tem como tema Educação é a base do saber e propõe o desenvolvimento e a promoção da literatura unindo arte, cultura, educação e entretenimento.
http://bienalagrestepe.com.br/a-importancia-da-filiacao-adotiva-foi-tema-de-palestra-na-bienal/

Nenhum comentário: