quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ADOÇÃO: "É POSSÍVEL ESCREVER UMA LINDA HISTÓRIA"



25/09/2012
Presidente de grupo de apoio revela que, embora instituições 'prendam' crianças por causa de verbas, adotar nunca é tardio.

A presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa (Gead-JP), Lenilde Cordeiro, conhece os prejuízos da negligência e da institucionalização de crianças e adolescentes como ninguém. Mãe de um menino saudável, hoje com 13 anos, ela lembra que nem sempre a realidade foi assim. Ao adotá-lo, quando tinha pouco mais de dois anos, o garoto sequer falava. “Ele não dizia uma palavra sequer enquanto estava lá. Com seis meses conosco, aprendeu a falar um monte de coisas, fora ‘papai’ e ‘mamãe’. Ele estava travado, sem seguir seu desenvolvimento normal. Com certeza, as crianças que estão nas instituições de acolhimento têm um nível mais baixo do que as que estão em família”, lembra.
A grande dificuldade, entretanto, é que as instituições “prendem” os garotos e impõem dificuldades na adoção. “Enfrentamos essa grande dificuldade em algumas instituições, para não dizer na maioria. Isso porque elas recebem verbas per capita para cuidar das crianças e, quando a gente agiliza para integrar uma à família, por exemplo, cai o orçamento delas. Infelizmente sentimos isso”, denuncia.
Mesmo com as dificuldades, contrapõe Lenilde, a adoção “tardia”, como é conhecida, é algo a ser desmistificado.
“As pessoas têm resistência, mas o Gead trabalha justamente para mostrar que essa adoção nunca é tardia. Nunca é tarde para uma criança começar a chamar alguém de pai ou de mãe, a incorporar-se e a escrever uma nova história. Na grande maioria das vezes, são muito bonitas. Agora mesmo, na última audiência que tivemos, uma menina de 16 anos foi adotada”, comemora.
O Gead se reúne mensalmente, na primeira terça-feira de cada mês, às 19h, no Conselho Tutelar da Região Norte, no Bairro dos Estados, na Capital. Qualquer pessoa pode participar. Para mais informações, o telefone de contato é o 8893-5412. O e-mail é o gead.jp@gmail.com.
Por Tássio Ponce de Leon, do Correio da Paraíba - 23/09/2012
http://www.crianca.pb.gov.br/noticia/432/

Nenhum comentário: