domingo, 8 de dezembro de 2013

COMISSÃO JUDICIÁRIA DE ADOÇÃO INTERNACIONAL REALIZA DOAÇÃO DE BRINQUEDOS EM ABRIGO INFANTIL


06/12/2013
Belém
Reportagem, Igor Costa

Crianças de um abrigo infantil em Belém passaram uma manhã especial. Isso porque a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional, a CEJAI, foi ao Espaço de Acolhimento Provisório Infantil, em Belém e distribuiu bolas, bonecas, jogos de tabuleiro e outros brinquedos. A comissão é do Tribunal de Justiça do Pará. A festa de fim de ano acontece anualmente e leva alegria às crianças do espaço de acolhimento, é o que explica socióloga e pedagoga que trabalha na Secretaria da CEJAI, Rosângela Conde.
"A gente faz uma coleta entre os funcionários e, assim, a gente compra brinquedos, compra lanche, escolhe um dia, fala com a direção e faz a festa."
O Espaço de Acolhimento Provisório Infantil é o abrigo com maior quantidade de crianças no estado do Pará, beneficiando 62 pequenos. Por esse motivo é escolhido pela CEJAI para abrigar a festa de fim de ano. A CEJAI foi criada na década de 1990 e reúne desembargadores, juízes e um promotor de justiça. A Comissão é responsável em julgar os pedidos de adoção de crianças e adolescentes por estrangeiros. A secretária da CEJAI, Rosângela conde, explica o perfil das crianças adotadas.
Rosângela Conde, secretária da CEJAI: "A preferência pra adotar são meninas de faixa etária de zero a quatro anos no máximo, e também não gostam de adotar (os estrangeiros) grupos de irmãos. Então, o que as Comissões procuram fazer? Um trabalho de conscientização de mostrar que o perfil da criança brasileira não é esse de crianças menores, é de crianças maiores, negras e grupo de irmãos."
No período de 2005 a 2013, foram adotadas por estrangeiros 45 crianças do estado do Pará. Só em 2010 foram 14 crianças adotadas. O principal país a adotar é a Itália, com 24 adoções.
http://www.agenciadoradio.com.br/noticia.php?codigo_noticia=TJPA130355

Nenhum comentário: