domingo, 8 de dezembro de 2013

CONSELHO TUTELAR DE CAMBORIÚ LANÇA CARTILHA PARA PREVENIR CASOS DE ADOÇÃO ILEGAL


05/12/2013
Crime

Preocupado com os recentes casos de adoção ilegal registrados em Camboriú, o Conselho Tutelar da cidade vai lançar nos próximos dias uma cartilha com o objetivo de amenizar a situação. De acordo com o conselheiro Manoel Mafra, muitos desses casos ocorrem devido à falta de informação sobre o assunto.
— Nela constará as informações tanto para as pessoas que acabam doando crianças de forma ilegal e para quem as recebe. Em relação aos crimes que incorrem, mas principalmente como essas mães com dificuldade podem buscar ajuda — afirma Mafra.
Segundo ele, o principal objetivo é fazer com que as mães mesmo com dificuldade fiquem com as crianças buscando auxílio no Conselho Tutelar, na Secretaria de Saúde e na Secretaria do Bem Estar Social
— . A cartilha terá todas as informações de como fazer uma adoção de maneira legal. Esperamos que ela evite situações como essa que causa um grande trauma principalmente para as crianças — finaliza.

BEBÊ DE OITO MESES É APREENDIDO
O caso mais recente de adoção ilegal registrado em Camboriú foi divulgado na quarta-feira. A partir da operação Bandeira 2, que desmontou na semana passada um esquema de disque-drogas operado por taxistas, a polícia conseguiu identificar o caso.
De acordo com o delegado Osnei Oliveira, durante a investigação relacionada crime de tráfico de drogas, foram identificados diálogos entre um dos investigados e a sua mulher. Essas conversas indicavam uma adoção ilegal.
A mulher de 32 anos foi presa em flagrante por falsidade ideológica e encaminhada para o presídio de Itajaí. Já o marido de 47 anos, que ainda não teve a prisão decretada pela juíza pelo crime de tráfico de drogas, foi encaminhado para a Polícia Federal por causa da posse das supostas notas falsas. O bebê será acolhido no Lar da Criança até que o poder judiciário decida sobre a guarda.
Neste ano, a polícia descobriu pelo menos outros dois casos de adoção ilegal na cidade. Em um deles um casal de Palmas (PR) teria adotado ilegalmente uma criança na cidade. Em janeiro, uma criança foi recuperada em Tijucas.
Medida tem como intenção coibir casos de doação e venda de bebês como já ocorreu na cidade - Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/12/conselho-tutelar-de-camboriu-lanca-cartilha-para-prevenir-casos-de-adocao-ilegal-4355036.html

Nenhum comentário: