segunda-feira, 29 de maio de 2017

Casa de apoio à criança e adolescente em Esperança depende de doações (Reprodução)

27.05.2017       

Fonte: Da Redação

Localizada no município de Esperança, Brejo, a ONG Nosso Lar, representa o recomeço para crianças de 0 a 17 anos. Atualmente acolhendo 14 menores, a Organização recebe meninos e meninas vítimas de violência, de abandono, de agressão, abuso sexual, sem estrutura familiar, e filhos de pais dependentes químicos, das cidades de Areial, Montadas e São Sebastião de Lagoa de Roça.

No local, as crianças e adolescentes recebem acompanhamento médicos, psicológico, de assistentes sociais, psicopedagogos, cuidadores e voluntários.

Para a TV Itararé, a coordenação da ONG informou que os menores são encaminhados à casa através da Vara da Infância, por meio de denúncia. O Conselho Tutelar é acionado e caso seja verificado que a criança está em risco ou vulnerabilidade, uma ordem judicial é expedida para o recolhimento. Porém a primeira tentativa é reintegrá-lo à família biológica.

Quando todas as alternativas de reintegração são esgotadas, a saída é a adoção.

A coordenação do Nosso Lar explicou que o casal que deseja adotar, tem que procurar uma equipe interdisciplinar da Vara da Infância. Esta vai dar entrada nos trâmites jurídicos e burocráticos, realizar acompanhamento psicossocial e visitas, e o casal deverá fazer um curso de adoção.

Após isto, os interessados estarão habilitados e entrarão em uma lista de espera.

O Nosso Lar existe há 18 anos, mas até agora apenas 10 crianças foram adotadas. O índice é pequeno porque na maioria das vezes, a equipe do local consegue devolvê-los às famílias biológicas, mas há também a resistência por parte do casal para não adotar crianças com uma certa idade, é a chamada ‘adoção tardia’.

A luta da casa é diária, tanto para conseguir um lar seguro e harmonioso para os pequeno, quanto para manter a assistência.

O Nosso Lar depende de doações de alimento, produtos de higiene e limpeza em geral, fraldas e roupas. Os interessados em realizar doações, devem entrar em contato através do telefone: (83) 9. 8618 – 8996.

*Com informações da TV Itararé

Nenhum comentário: