quarta-feira, 31 de maio de 2017

Prefeito Ruso lança pedra fundamental Casa de Acolhimento e Amparo Institucional (ACOLHER) (Reprodução)

30 de Maio de 2017

O Prefeito Carlos Ruso lançou oficialmente a obra de construção da Casa de Acolhimento e Amparo Institucional da Cidade, uma ação pioneira na Região no que tange a atuação pública. E convoca a sociedade ladarense a enxergar as "crianças invisíveis", participando ativamente do convívio e das ações de inclusão com as crianças em Acolhimento no projeto ACOLHER - atendendo aos direcionamentos do Judiciário, que capitaneia o apadrinhamento há 18 anos.

Já, na abertura, fez-se o clima de festa: cheia de bossa, a banda do Projeto de Musicalização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou "Garota de Ipanema" e "Aquarela do Brasil". No CRAS, em atividades semanais, os professores se dedicam a resgatar o melhor do cancioneiro da MPB, oferecendo aos participantes - crianças e jovens de 6 a 17 anos - oportunidades de vivenciar outras formas de cultura, que aquelas massificadas pela mídia.

O Cerimonial registrou a presença das autoridades: Principal motivador das ações ali celebradas, o Judiciário - foi representado pelo Dr. Mauricio Cléber Miglioranzi Santos, Juiz titular da Vara da infância e Juventude de Corumbá. O vereadores Paulo Rogério, Vagner Gonçalves e Agnaldo dos Santos estiveram presentes. As equipes da Administração Municipal compareceram em peso, e o GAAP - Grupo de Apoio à Adoção do Pantanal também marcou sua "verde" presença.

Na liderança da Secretaria Municipal de Assistência Social, Andressa Paraquett citou Caetano para falar do Projeto: "Gente é do bom, e pro bem". Em seu discurso, salientou "o bem a nossa gente" como princípio norteador de todas as ações da Administração Municipal por instrução pessoal do Prefeito. A Secretária revelou sua afinidade com as ações para as Crianças em Acolhimento e Adoção, uma vez que convive com a família afetiva de forma muito íntima: Andressa disse que - "junto da sua gente, que lhe enche de orgulho" - seu pai, uma de suas quatro filhas, uma neta e sua afilhada são "gente que lhe brindaram a vida com mais sabor"; numa explícita declaração de identidade com a Adoção.

O projeto apresentado é fruto do empenho de várias mãos: a vigilância da 7a Promotoria, na ação incansável da Drª. Ludmilla de Paula Castro Silva foi lembrada nos discursos; que também pontuou o companheirismo dos Conselhos da Cidade - CMDCA, CMAS, Comitê de Avaliação do Fundo Municipal de Investimento Social - FEMIS e o Conselho Tutelar. Parceira evidenciada pela representação de todas as suas lideranças na celebração. No âmbito da Administração, para alcançar este grande objetivo, o Prefeito orquestrou diretamente a Advocacia Geral do Município, os Tributos, o Cerimonial, esta Assessoria, o Escritório de Projetos, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e a Secretaria de Assistência Social; além de todos os demais envolvidos indiretamente. Fica claro, assim, que "quando as pessoas se importam com a gente, e se juntam pra cuidar de gente, essa gente faz do mundo um lugar melhor pra toda gente" nas palavras de Paraquett.

Relatando sua experiência, ao reconhecer a importância do evento, o Dr. Maurício Cléber Miglioranzi Santos, Juiz titular da Vara da infância e Juventude de Corumbá salientou a importância das ações preventivas para a proteção da sociedade como um todo: "são as crianças negligenciadas, não vistas, não cuidadas, não acolhidas que, infelizmente, receberão da sociedade o trato da cadeia, e colocarão em perigo as nossas famílias". Como alento e esperança, o Magistrado citou, agradecido, a adoção de irmãos ladarenses acolhidos - inclusive, um deles portador de necessidades especiais - por um casal do Sul. Provocando uma grande reflexão na plateia, o juiz pergunta: "se fosse nosso filho sanguíneo, nós não o acolheríamos?".

Em sua fala, bastante emocionada, o Prefeito reforçou seu compromisso em "formar uma geração de ladarenses felizes. Cuidando do hoje, teremos juízes, médicos e professores, cuidando melhor da nossa sociedade". Todos os esforços da Prefeitura em atender aos direcionamentos do Judiciário apontam para a relevância com que a Administração atual enxerga a parceria com aquele Poder. "Não se mede esforços, em Ladário, para oportunizar: essa é a missão da Prefeitura, gerar oportunidades!" Disse Ruso.

No evento, foi assinado o registro de doação do bem imóvel - terreno - para a Construção da Casa de Acolhimento, cujo projeto desenvolvido pelo Arquiteto Edilson Ferreira a partir das demandas registradas em normas específicas, recebeu sugestões inspiradas em trabalho acadêmico (trazido pelos amigos da Maçonaria) e em experiências anteriores do Judiciário (encaminhado pela Promotoria). Sobretudo, através da articulação de Lívia Peres no Comitê do FMIS, o projeto final atende não só às normativas, mas à vontade de Ladário de criar um verdadeiro lar para sua infância acolhida.

Como compromisso do gesto com o futuro, a jovem Ana Claudilene plantou uma das 41 mudas de ipê doadas pela Vale. As demais cobrirão a colina do Palácio das Garças, criando o Borque dos Ipês no entorno da Vila do Futuro, principal empreendimento da Administração Municipal voltado à Infância e Juventude ladarenses. Ali se concretizou o desejo e o comprometimento de todos, pois "há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e fruto"*

Original disponível em: http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=26850%22

Reproduzido por: Lucas H.

* in Coração de Estudante, Fernado Brant

Nenhum comentário: