segunda-feira, 22 de maio de 2017

Dia da Adoção tem programação especial (Reprodução)

18/05/2017

O Tribunal de Justiça do Pará inicia neste sábado, 20, a programação especial alusiva ao Dia Nacional da Adoção, que transcorre no próximo dia 25, com a ação “Vamos todos ao Cinema”. Uma sessão especial do filme “Moana – um mar de aventuras”, será exibida especialmente a 50 crianças, acolhidas pelo Serviço de Acolhimento de Ananindeua. A exibição do filme será às 9h deste sábado, no Parque Shopping, localizado na Augusto Montenegro. A programação é resultado de uma parceria entre a Corregedora da Região Metropolitana de Belém, a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), Comissão Estadual Judiciária de Adoção internacional (CEJAI), e a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Belém.

A programação, que seguirá até o próximo dia 29 de maio, atenderá crianças abrigadas em diversas instituições da Região Metropolitana de Belém, e abrangerá, além da sessão de cinema, atividades lúdicas, visitas guiadas ao prédio sede do TJPA e ao Parque Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves. O objetivo é também de estimular as crianças a vislumbrar melhor suas projeções de vida pessoal e profissional, motivá-las à socialização e ao desenvolvimento pessoal, além de receber noções de preservação do patrimônio histórico, ética, respeito, direitos humanos, cidadania e meio ambiente. 

Na sequência da programação, está agendada para o dia 25, das 8h às 12h, a ação “Vamos brincar lá fora”, com uma visita ao Parque Zoobotânico, onde 50 crianças da Creche Lar Cordeirinhos de Deus participarão de atividades lúdicas ao ar livre: passeios, ciranda de roda cantada e contação de histórias. Já para o dia 29, no horário das 8h às 12h, 50 crianças e adolescentes dos espaços de acolhimento Dulce Aciolli e Calabriano farão visita monitorada ao prédio sede do TJPA, com atividades lúdicas no Gazebo Espaço Nobre, no prédio sede, além de assistirem a uma apresentação do músico Pedro Alcântara.

O desembargador José Maria Teixeira do Rosário, coordenador da CEIJ - Coordenadoria Estadual da Infância e juventude, destacou a importância social da programação. “O Tribunal não se preocupou somente com o Dia Nacional da Adoção, mas sim com a Semana Nacional da Adoção. Esse tipo de programação que vamos ter aqui, de entretenimento às crianças e adolescentes, onde várias crianças de instituições acolhedoras terão a oportunidade de participar e assistir a uma programação de seu interesse, é fundamental para que se efetive a política adotada pelo Tribunal em benefício das crianças e adolescentes”.

Números – Ao total, 50 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção no estado do Pará e mais 47 já se encontram em processo de adoção nas Comarcas do estado. Segundo relatório do Cadastro Nacional de Adoção, a Região Metropolitana de Belém possui 15 crianças e adolescentes cadastrados e disponíveis para adoção nas Varas da Infância e Juventude de Belém, Ananindeua e Icoaraci e 30 já possuem vínculo com alguma família e estão em processo de adoção.


Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Andrea Cordeiro
Foto: Divulgação


Reproduzido por: Lucas H.               
        

Nenhum comentário: