quarta-feira, 24 de maio de 2017

Licença para pais adotantes pode ser ampliada em Cuiabá (Reprodução)

23.05.2017
DA REDAÇÃO
                              
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) propôs a ampliação da licença maternidade/paternidade aos pais adotantes que atuam no âmbito do Executivo e  Legislativo de Cuiabá, bem como a instituição da Semana da Adoção na Capital.

O anúncio foi feito durante sessão solene na Câmara de Cuiabá, na última segunda-feira (22), promovida em comemoração ao Dia Mundial da Adoção, celebrado em 25 de maio.

Hoje, somente pais que adotam bebês e crianças de até oito anos têm direito à licença que varia entre 30 a 120 dias, de acordo com a idade do adotado. A ideia de Bussiki é que essa licença seja semelhante a licença-maternidade e valha para todos os casos, independentemente da idade do adotado.

Já a Semana da Adoção busca trabalhar nas escolas e instituições sobre a importância da adoção.
 
“Estamos propondo uma emenda na lei orgânica para estender a licença àqueles servidores  que adotam crianças de todas as idades. Hoje, só alguns têm direito e o objetivo é incentivar, não somente a adoção, mas o fortalecimento dos laços entre a família com a criança adotada, por meio desse tempo que as famílias terão juntos”, disse, durante a abertura da sessão.

O evento homenageou 57 pessoas entre pais e mães adotantes, bem como os profissionais que atuam no fortalecimento a rede em prol da adoção em Mato Grosso. Hoje, a  Capital possui 10 crianças aptas para adoção e outras 80 crianças acolhidas nas seis instituições de acolhimento.

“Além de homenagear, queremos chamar a atenção do poder público e de todos nós para essa causa nobre, bem como estimular que esse sentimento de adoção surja em mais pessoas e corações, porque essas crianças só precisam de amor, carinho e uma família”, afirmou.

A juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, lembrou da importância do Executivo e Legislativo para a promoção da adoção e melhoria da estrutura para crianças acolhidas.

“Hoje temos as casas lares, o Lar da Criança e ala pediátrica do Pronto Socorro, por exemplo, voltadas para os cuidados com a criança e isso é muito importante. É importante termos, todos os dias, a sensibilidade, o carinho e pretensão de trabalhar em prol do próximo, especialmente aqueles que estão no poder, que podem e muito fazer a diferença”, garantiu.

O ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e sua esposa Virginia Mendes, também foram homenageados como pais adotantes. Eles adotaram Maria Luisa, quando ela tinha poucos meses de vida.

“Todos nós que estamos aqui temos uma relação com a causa. Quando adotei a nossa filha, muitos disseram que ela tinha sorte. Sorte tivemos nós pelo amor que essa criança nos trouxe. Ela preenche nossas  vidas e corações e todos nós temos que trabalhar para dar importantes passos nessa direção”, afirmou.

Também como homenageado, o secretário Max Russi destacou a importância da sessão solene.  Mato Grosso tem 54 crianças e adolescentes disponíveis para a adoção.  "É importante ação, pois há toda essa problemática em torno da adoção. Meu irmão foi adotado e sei como tudo isso funciona nas famílias e essa sessão mostra a realidade e motiva a adoção para que essas crianças tenham um futuro melhor", disse.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: