segunda-feira, 29 de maio de 2017

Rede socioassistencial da SEDEST participa de Campanha sobre adoção (Reprodução)

27 de maio de 2017

Encerrando a Campanha “MPCE por uma adoção segura”, promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, a rede socioassistência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) participou da palestra apresentada pelo Promotor de Justiça, Hugo Mendonça, no Núcleo de Práticas Jurídicas, do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio.

A ação é realizada através do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOPIJ), e pertence à “Semana da Adoção 2017”. Durante a campanha, foram oferecidas palestras com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a relevância da utilização do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), e da sua implantação em todas as Comarcas do Estado. As palestras aconteceram nos municípios de Missão Velha, Barbalha, Brejo Santo, Farias Brito e em Juazeiro do Norte.

Participaram representantes da rede sociassistencial da SEDEST, como as equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), os dois Conselhos Tutelares e o Conselho de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e estudantes do curso de direito.

Segundo dados do Ministério Público (MPCE), atualmente, no Ceará, existem 172 crianças preparadas para serem adotadas no Estado, e mais de 500 pessoas habilitadas para adotar. Em 2016, foram realizadas 52 adoções no Estado.

Segundo o Promotor de Justiça, Hugo Mendonça, esse número poderia ser mais expressivo se as pessoas que pretendem adotar recorressem ao CNA, que é a forma mais segura e eficaz para adotar uma criança ou adolescente. “É importante esclarecer aos setores socioassistenciais do Município de Juazeiro do Norte, a forma segura de se buscar uma adoção”, afirma ele.

Para a adoção direta, segundo o promotor, não existe processo legal e não passa pelo sistema de justiça, que ainda é a forma mais recorrente, principalmente no interior do Ceará. Para ele, essa forma traz insegurança tanto para criança ou adolescente, quanto para a família que adota. “Então, buscamos apoio dos municípios para que possa fazer um trabalho de disseminação e para ajudar o sistema de justiça a trabalhar uma nova cultura de adoção, em Juazeiro do Norte”, afirmou o promotor.

Original disponível em: http://www.juazeiro.ce.gov.br/Imprensa/Noticias/2017-05-27-Rede-socioassistencial-da-SEDEST-participa-de-Campanha-sobre-adocao-2982/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: