segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dia Nacional da Adoção é lembrado com palestras do TJPE (Reprodução)

25/05/2017

O Dia Nacional da Adoção está sendo lembrado nesta quinta-feira com palestras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O encontro, aberto ao público, acontece às 15h30 na Livraria Saraiva do Shopping RioMar, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Os juízes Ricardo Leitão e Christiana Caribé vão tirar as dúvidas de família interessadas.

O juiz da Infância e Juventude de Paulista, Ricardo Leitão, vai explicar as formas legais de adoção, apontar os pré-requisitos e a docomentação necessária para se inscrever no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Ele também pretende tratar a adoção tardia.

Já a juíza da Vara da Infância e Juventude de Jaboatçao dos Guararapes, Christiana Caribé, vai abordar o programa de apadrinhamento. A iniciativa permite que pessoas, empresas ou entidades apadrinhem crianças e adolescentes afetivamente e/ou financeiramente ou ainda prestem serviços para as ibstituições de acolhimento onde eles vivem.

Caminhada -
Para dar visibilidade à causa da adoção na sociedade, cerca de 200 pessoas realizaram uma caminhada, na manhã do domingo passado, no Recife. A 7ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção saiu, por volta das 9h, da Pracinha de Boa Viagem e seguiu até as imediações do Edifício Acaiaca, em Boa Viagem. A mobilização ocorre simultaneamente em outras capitais do país, em função do Dia Nacional da Adoção, comemorado no próximo 25 de maio.

Em todo o Brasil, existem cerca de 6 a 7 mil crianças e adolescentes esperando uma família. A ideia do grupo, durante a caminhada, foi expor a situação e alertar que adotar é um ato de amor e não de caridade. Em Pernambuco, a estimativa é de que existam 300 pessoas para adoção.

A mobilização chamou atenção ainda para o fato de que muitas crianças e adolescentes em espera estão fora do perfil mais procurado e pediu sensibilização para adoção de meninos e meninas com mais de 10 anos, em grupos de irmãos e outras características pouco requisitadas.

"A adoção está em todos os contextos, ela precisa ser fundamento de todas as famílias. Nossa ideia é quebrar os mitos e preconceitos, mostrar a legitimidade e a naturalidade da família adotiva", lembrou a presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), Suzana Schettini.

No domingo passado foram realizadas 35 caminhadas simultâneas no país com foco na adoção. Entre os estados participantes, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Rondônia e Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, participaram os quatro grupos de apoio, de Olinda, Recife, Paulista e Belo Jardim.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: