quarta-feira, 24 de maio de 2017

Semana da Adoção é aberta em Cuiabá (Reprodução)

24/05/2017


A história da pequena Sofia, de 8 anos, marcou a abertura da Semana Estadual da Adoção promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), na segunda-feira (22 de maio). Filha adotiva e do coração da assessora jurídica da Presidência do Tribunal de Justiça Loiva Bischoff, a menina encantou a todos no evento ao contar - no palco do Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite - um pouquinho do que viveu.

Sofia falou da felicidade que trouxe para a nova família e ressaltou que existem muitas como ela nas instituições de acolhimento, cheias de amor para dar e receber. No fim, fez um apelo para que as pessoas vejam a adoção com olhos de amor. “A Sofia é um exemplo de vida e de amor. Segura, serena, tranquila, ela nos deu o seu depoimento”, observou a vice-presidente do TJMT, desembargadora Marilsen Andrade Addario.

Marilsen Addario defendeu que é preciso refletir sobre o tema. “Segundo o Cadastro Nacional de Adoção, existem hoje no Brasil 1518 crianças aptas à adoção e 38 mil interessados. Mas por que há essa divergência nos números? A conta não fecha. Certamente em razão do preconceito com relação às crianças maiores e de diferentes raças. Por isso precisamos repensar e prestar mais esclarecimentos à sociedade de forma a desmistificar o preconceito e colocar um valor acima de tudo: o amor”, enfatizou.

A adoção como uma obra de amor também foi exaltada pela presidente em exercício da Ceja, desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues. “A adoção é um tema importante e tocante. O abraço lindo da Sofia com a mãe é um exemplo disso. Como disse Madre Teresa de Calcutá, ‘adotar uma criança é uma grande obra de amor’, é um amor que transcende os laços consanguíneos e transforma o nosso coração em um grande útero para gerar essa criança”, salientou. Como anfitriã, a desembargadora ainda agradeceu e enalteceu a presença de todos no evento.

A juíza auxiliar da CGJ-MT Jaqueline Cherulli frisou que essa será uma semana de muito trabalho. “Este ano o foco está no aprimoramento processual, então teremos uma semana em formato diferente empreendido pela corregedora Maria Aparecida. Seguiremos com o trabalho dos juízes, que se debruçarão sobre os feitos de destituição e suspensão de poder familiar e também de adoção. Temos metas a serem cumpridas e uma delas é que esses processos de destituição tenham cheguem ao fim em 120 dias”, afirmou. A magistrada enfatizou que os processos serão impulsionados para que haja o maior número de sentenças e de resoluções nessa matéria até o dia 26 de maio.

O procurador de Justiça e integrante da Ceja Paulo Roberto Jorge do Prado parabenizou a Corregedoria pela iniciativa de chamar os universitários – público-alvo do seminário de abertura – para conversar sobre adoção. “Normalmente os advogados só têm contato com o tema quando são chamados por algum conhecido ou parente que deseja adotar”, analisou. Representando o Ministério Público, disse que é um prazer participar e ajudar a desmistificar a questão. “Vamos juntos contaminar nossos amigos e vizinhos sobre a importância de aceitar o outro, receber o outro, amar e ser amado”, propôs.

Também participaram da abertura da Semana Estadual da Adoção o juiz da Vara Especializada da Infância e Juventude de Várzea Grande, Carlos José Rondon Luz, diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany de Costa, o vice-diretor-geral, Eduardo Campos, a procuradora de Justiça Eunice Helena de Barros, a representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Pâmela Delneri, e o professor da Unic Pantanal Stanley Marcus Costa. Após a solenidade foi realizado o ‘Seminário da Adoção’.

Autor: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Fonte: O Nortão


Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: