quarta-feira, 24 de maio de 2017

GAAB realiza caminhada pela adoção de crianças e adolescentes no próximo fim de semana (Reprodução)

23 Maio 2017

Desde os primórdios da humanidade existem pessoas com o enorme desejo de ter filhos. Por outro lado, sempre haverá pessoas que, pelas mais diversas razões, não têm condições criar seus filhos. Diante dessa constante histórica, a adoção apresenta-se como um meio de garantir à criança e ao adolescente a proteção familiar necessária ao seu desenvolvimento. Em contrapartida, para aqueles que se tornam pais, a adoção representa a oportunidade de perpetuação, de criar raízes, de transmitir um legado familiar.

Mesmo sendo uma prática milenar, a adoção muitas vezes é vista de forma preconceituosa, sob a óptica cheia de fantasias e mitos. É muito comum uma representação equivocada em relação aos filhos adotivos, especialmente se esses filhos não são mais bebês quando chegam aos seus novos lares. Tem-se a ideia de que as crianças mais velhas e os adolescentes já estão com a personalidade formada, são problemáticos, incapazes de superar o "trauma" do abandono e repetiram os comportamentos, supostamente inadequados, dos pais biológicos.

Tais conceitos errôneos são frequentemente ouvidos (em tom de "conselho" ou de "alerta") por aqueles que manifestam a intenção de adotar. Provavelmente esses conceitos surgem da generalização de casos mal sucedidos, ignorando-se dados reais que comprovam que a maioria das adoções são exitosas tanto para os pais quanto para os filhos adotivos. Para demonstrar isso, Santos (1988) realizou um estudo comparativo entre um grupo de pais e filhos adotivos e outro de pais e filhos biológicos para avaliar aspectos como afetividade e cooperação entre pais e filhos, e não encontrou diferenças significativas entre eles.

A descoberta da realidade da adoção e a conscientização sobre o processo exigem muita preparação. De fato, formar uma família por meio da adoção requer disponibilidade para superar os desafios impostos pela responsabilidade de educar um outro ser humano (assim como acontece na paternidade biológica) e também os desafios que muitas vezes são impostos pela sociedade.

Preparação

Os cursos preparatórios para a adoção são obrigatórios em todo o Brasil. Contudo, cada comarca define a quantidade de encontros que melhor proveja a necessidade de preparação dos candidatos.
Em Betim, a equipe técnica da Vara da Infância e da Adolescência busca oferecer orientação e apoio constantes para os candidatos à adoção e também para aqueles que já adotaram. São realizadas reuniões mensais, nas quais, além das questões legais, são debatidos os ideais, as expectativas, as peculiaridades e todas as questões que permeiam o mundo da paternidade e da filiação adotiva.

Grupo de Apoio à Adoção de Betim

A partir deste ano, além de contar com todo o suporte oferecido pela equipe técnica da Vara da Infância e da Adolescência, os candidatos à adoção e os pais que já adotaram têm no Grupo de Apoio à Adoção de Betim – GAABE um espaço privilegiado.

A exemplo de grupos que já atuam em outros municípios, o GAABE é formado por voluntários dispostos a estudar, discutir e propiciar o compartilhamento de experiências emocionais, informativas e de orientação sobre os aspectos práticos da adoção.

Ademais de estabelecer uma cooperação mútua entre os participantes, o objetivo do GAABE é atuar em prol de uma consciência adotiva, envolvendo diversos segmentos da sociedade.

Movimentos em favor da adoção

Nesta semana, com objeto ampliar a discussão sobre o tema, e em comemoração ao Dia Nacional da Adoção (25), o GAABE promoverá duas ações.

No próprio dia 25 de maio, haverá uma apresentação do Coral Infantil do Salão do Encontro, a partir das 15 horas, no Fórum de Betim. Na oportunidade as crianças cantaram músicas que abordam as relações familiares e o amor, levando à reflexão sobre os laços afetivos tão presentes na adoção.
E, no dia 27 de maio, o Grupo se mobiliza para a Caminhada pela Adoção, com concentração a partir das 8h30, na Praça Milton Campos, e convida a todos para participarem desta atividade.
Assista o vídeo institucional da campanha de pela adoção em Betim.

Original disponível em: http://www.betimonline.com/noticias/gaab-realiza-caminhada-pela-adocao-de-criancas-e-adolescentes-no-proximo-fim-de-semana

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: