segunda-feira, 29 de maio de 2017

3ª Semana Estadual da Adoção será encerrada com caminhada no domingo (28) (Reprodução)

26 Maio 2017

A 3ª Semana Estadual da Adoção tem continuidade hoje (26), às 14h, com a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró, com propositura da vereadora Maria Isabel Araújo Montenegro. No domingo (28), às 8h, será realizada a Caminhada pela Adoção, no Parque das Dunas, em Natal, com a presença de famílias que já passaram pelo processo de adoção. Os eventos são abertos ao público.

O coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do RN, juiz José Dantas de Paiva, ressalta que o evento tem o objetivo de conscientizar as pessoas que querem adotar, mostrar que é possível adotar independente da situação da criança.

As ações realizadas durante a Semana também incentivam e despertam o desejo de adotar. “Há uma procura logo após essa semana buscando os grupos de apoio à adoção para orientação, buscando as Varas da Infância e da Juventude para saber mais informações, há um despertar da sociedade para esse tema”, afirma Cláudio Medeiros, advogado do projeto Acalanto Natal.

“A Corregedoria dá apoio participando de todas as ações de forma proativa, proporcionando o que a nossa instituição tem em termos de viabilizar o acesso, as necessidades de realização desse evento que consideramos bastante relevante porque dá visibilidade ao trabalho que vem sendo feito pelo nosso Tribunal”, destaca a juíza corregedora Fátima Soares.

Tempo

O juiz José Dantas de Paiva destaca a importância de ter como objetivo diminuir o tempo de crianças dentro de uma instituição de acolhimento. “Nós sabemos que o processo de adoção não é demorado, mas o processo que antecede o de adoção, que é a destituição do poder familiar, esse aí sim poderá demorar e, enquanto isso, a criança fica institucionalizada”.

O magistrado explica que se está buscando junto ao Ministério Público uma forma de acelerar a análise da destituição do poder familiar e que o Poder Judiciário, por outro lado, faça o seu papel cumprindo os prazos que a lei prevê, que é de concluir a destituição do poder familiar em no máximo em 120 dias.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: