quarta-feira, 31 de maio de 2017

Fórum de Guarabira promoveu evento sobre os caminhos legais da adoção (Reprodução)

29/05/2017                   

Com o tema “Adoção Legal: um caminho traçado com amor”, o Fórum de Guarabira promoveu evento comemorativo ao Dia Nacional de Adoção (25 de Maio), com o objetivo de sensibilizar a comunidade para uma adoção legítima, preconizada pelo Estatuto da Criança e Adolescente – ECA e reforçada pela Lei nº 12.010/2009.

As discussões giraram em torno do passo a passo à adoção, os desafios enfrentados para coibir a “Adoção à Brasileira”, os dados do Cadastro Nacional da Adoção – CNA – e o papel fundamental do Judiciário no repasse das informações acerca da adoção legal. Nos debates, os participantes concluíram que é necessário ampliar e fortalecer a rede, divulgando serviços de apoio à adoção legal para que a prática se torne uma cultura livre de preconceitos e tabus.

“A divulgação da prática seria o primeiro passo, levando-se em consideração o melhor interesse da criança e adolescente. O segundo caminho seria a formação de um curso preparatório para a adoção, que já está sendo articulado pela equipe da 2ª Vara Mista de Guarabira”, afirmou a assistente social, Aline Vieira. Ela acrescentou que, no final do encontro, foram entregues lembrancinhas preparadas pelos pais habilitados à adoção.

O evento contou com a participação das juízas Isabelle de Freitas Batista Araújo (da Infância e Juventude), Hígia Antônia Porto Barreto (Vara de Família), da equipe do setor Psicossocial da Comarca, formada por duas assistentes sociais, Aline Vieira e Natália Araújo e o psicólogo, João Vieira. Participaram, também, membros da Rede de Serviço Socioassistencial do Município, do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, Pastoral da Criança, pretendentes à adoção e pais adotivos.
Por Eloise Elane

DICOM/GECOM

Original disponível em: http://www.tjpb.jus.br/forum-de-guarabira-promoveu-evento-sobre-os-caminhos-legais-da-adocao/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: