segunda-feira, 13 de março de 2017

"CAMINHOS DA REPORTAGEM" RELATA DRAMA DE JOVENS QUANDO PRECISAM SAIR DOS ABRIGOS (Reprodução)

09/03/2017

09/03/2017
Histórias de vida de jovens que crescem em serviços de acolhimento, os chamados abrigos, conduzem o Caminhos da Reportagem que a partir desta quinta (09/03) entra no ar às 22h na TV Brasil. O programa destaca que mais de 45 mil crianças e adolescentes estão acolhidos país, sendo que apenas 7 mil deles estão no Cadastro Nacional de Adoção.

A matéria especial da repórter Ana Graziela Aguiar alerta que existem hoje cinco vezes mais pretendentes à adoção do que crianças e adolescentes cadastrados, mas 60,89% das crianças disponíveis para adoção têm mais de 10 anos de idade e 82,20% das pessoas que querem adotar aceitam apenas crianças com menos de 5 anos.

Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção e refletem um cenário em que jovens crescem dentro dos abrigos e não têm para onde ir quando completam 18 anos de idade. Seria quando, de acordo com a legislação, eles deixariam de estar sob a tutela do Estado.

A equipe da TV Brasil conversou com jovens que estão quase completando 18 anos de idade e tentam encontrar um caminho para seguir em frente. No Distrito Federal, o programa mostra a realidade desses adolescentes e projetos como repúblicas jovens, uma modalidade de acolhimento criada para quem tem entre 18 e 21 anos de idade e ainda não tem para onde ir depois do abrigo.

Também na capital do país, o Caminhos da Reportagem revela a história de Raí e Gelson. Raí, prestes a fazer 18 anos de idade e preocupado com o que faria da vida ao completar a maioridade e sair do abrigo, procurou a Vara de Infância em busca de um estágio ou de um emprego.

Gelson trabalha num programa social e acompanhava Raí. Ao conversar com o jovem, sentiu que ele seria seu filho e o adotou. Hoje, com 23 anos de idade, Raí tem em Gelson um pai e um herói, e faz planos para o futuro. Ainda em Brasília, o professor João Nogueira adotou um grupo de cinco irmãos.
No estado de Pernambuco, a emissora pública conheceu de perto o Programa Adote um Pequeno Torcedor, o primeiro programa de adoção do país apoiado por um time de futebol, o Sport Clube de Recife, idealizado pelo juiz Élio Braz, da Vara de Infância e Juventude do Recife e pela direção do clube de futebol.

O objetivo da iniciativa é estimular a adoção de crianças mais velhas, com idade acima de 7 anos. A equipe conversa com o adolescente Jonas que aos 15 anos está disponível para adoção e não vê a hora de conseguir ingressar no Programa.

O Caminhos da Reportagem ainda acompanha um casal no Recife que adotou três meninas adolescentes. A mãe conta que quando mudou o perfil de idade no cadastro de adoção, o telefone dela não parava de tocar, com notícias de adolescentes disponíveis para adoção em todo o país.

Também na capital de Pernambuco, a equipe foi apresentada à Sara e à Nataline, que completaram 18 anos e deixaram o serviço de acolhimento e não tinham para onde ir. Foi quando Maria, a educadora social da instituição em que elas moravam, resolveu levar as duas para viver com ela. O programa da TV Brasil conhece ainda as irmãs Crislayne e Lucilayne, de 17 e 15 anos, que estão em um abrigo no Recife e no cadastro de adoção.


Original disponível em: http://www.fabiotv.com.br/manchete.aspx?id=57432

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: