segunda-feira, 27 de março de 2017

Levados para Holanda, irmãos adotados procuram a mãe em MS (Reprodução)

25/03/2017

Os irmãos Danilo Houben e Davi Houben, de 21 e 23 anos, respectivamente, procuram a mãe biológica no Brasil. Nascidos em Campo Grande, eles foram adotados há 19 anos e levados para a Holanda, na Europa. A busca já dura quatro anos e ainda não há notícias de Cristiana Prado Francisquini.

Registrados como Dêivid Francisquini de Almeida e Danilo Prado Francisquini, os meninos são filhos de pais diferentes. O do mais velho já morreu e não consta na certidão de Danilo o nome de seu pai biológico. O nome de registro mudou com a adoção. 

Danilo conta que a mãe tinha 14 anos quando o irmão nasceu e por não ter condições de criar os dois filhos perdeu a guarda das crianças, posteriormente adotadas por uma família da Holanda.

Com esperanças de encontrar a mãe, eles procuraram ajuda com a organização do Governo da Holanda, Pessoas Desaparecidas Brasil e Holanda. Uma das colaboradores, Liza da Silva, conta que já entrou em contato com autoridades brasileiras e inclusive buscou o sistema da polícia e do SUS (Sistema Único de Saúde), mas há anos não tem registro dela nos sistemas.

Ambos não falam português e pelo Facebook, Danilo contou como está a difícil encontrar a mãe biológica e têm apenas uma foto dela. Davi não quis falar, para ele é doloroso contar sobre Cristiana.

"Já encontramos a maioria da nossa família, mas não a nossa mãe ainda. Eu moro na Bélgica com meus pais adotivos. Meu irmão vive sozinho. Ele também quer procurar por nossa mãe. Mas ele não fala sobre isso, é muito forte para ele", lamenta.

Em contato com uma tia que mora em Campo Grande ele diz que ela afirma que Cristiana não queria entregar os dois, mas não teve escolha.

"Eles sabem que eu sou filho dela, mas eles não podem dizer muito sobre ela. Minha tia disse que viu há 17 anos e tinha informações que ela morava em Ribas do Rio Pardo (cidade do interior de Mato Grosso do Sul - a 103 quilômetros de Campo Grande)", declara Danilo.

Danilo ressalta que sempre soube que é adotado e que tenta manter contato com a família da mãe no Brasil, mas que tem dificuldades. "Nossos pais adotivos sempre foram honestos conosco. Eu tenho a maioria da minha família no Facebook, mas é difícil falar com eles".

Danilo afirma que os pais adotivos sempre os trataram muito bem, mas sente falta em saber sua história. "Eles são muito bons para nós. Mas sinto falta de uma parte de mim, quem é minha mãe biológica".

Com esperança de encontrar a mãe Danilo afirma que não a culpa pela perda da guarda deles. "É difícil encontrar se ela se mudou para outro estado. Eu tenho esperança. Eu diria a ela que não é culpa dela e que eu não a culpo pela adoção", destaca.

MPE - A reportagem do Campo Grande News encontrou em contato com o MPE (Ministério Público do Estado) e a procuradora de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos, Ariadne Cantú, informou que desarquivou o processo de adoção, mas ainda não conseguiu localizar a mãe dos meninos.

"Não chegamos a nenhuma informação. Ela está desaparecida um bom tempo, estamos levantando isso", relatou.

Família - Também tentamos entrar em contado com a família de Davi e Danilo em Campo Grande, mas não obtivemos retorno. 


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: