sábado, 25 de outubro de 2014

PALESTRA DO JUIZ SÉRGIO LUÍS KREUZ ABRE AS DISCUSSÕES DO I SEMINÁRIO ESTADUAL DE ADOÇÃO


24/10/2014
O I Seminário Estadual de Adoção, parceria do Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria) com a Comissão de Direitos Difusos e Coletivos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, começou ontem (23), na Central de Artesanato Mestre Dezinho.
Com o tema “Toda criança em família”, o seminário trouxe o juiz da Vara da Infância e da Juventude do Paraná, Sérgio Luís Kreuz, para proferir uma palestra sobre a experiência dele em Cascavel, que está conseguindo extinguir os abrigos da cidade, colocando todas as crianças em família acolhedora. “É importante a sociedade discutir os problemas das crianças e dos adolescentes que não têm vez nem voz. Eles precisam do nosso apoio para fazer valer o Artigo 227 da Constituição, que afirma que toda criança deve ter convivência familiar”, pontuou Kreuz, que ainda falou sobre o histórico de abandono nas famílias, modelos de acolhimento e as consequências da institucionalização prolongada.
O presidente da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos, Ricardo Tabatinga Lopes, ponderou sobre o perigo da institucionalização das crianças e adolescentes. “Eles precisam de uma família para criar vínculos e ter a individualidade inerente a cada indivíduo, por isso o projeto família acolhedora é vital para o desenvolvimento dessas crianças”.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luzinete Lima Silva Muniz Barros, destacou a importância do seminário. “Esse evento é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a adoção, pois nem todas as crianças têm a sorte de conviver com sua família natural, mas todas têm o direito à convivência familiar. Para ajudar a garantir isso, a OAB fez essa parceria com o Cria”, finalizou Luzinete.
Estiveram presentes João Braga Campelo Neto, membro das Comissões de Direitos Difusos e Coletivos e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – além de voluntário do Cria, Mauro Benício Junior, presidente da Subseção da OAB em Piripiri, membros do Ministério Público e da Vara da Infância e da Juventude.
O I Seminário Estadual de Adoção continua por todo o dia de hoje (24) com uma intensa programação.
http://www.oabpi.org.br/site/paginas/showId/8070/index.html


Nenhum comentário: