quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AUTORIDADES PIAUIENSES DEBATEM O TEMA DA ADOÇÃO NO PIAUÍ


23/10/14


Na próxima quinta-feira (23), a partir das 18 horas, o Cria - Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção, em parceria com a OAB-PI, dá início ao I Seminário Estadual da Adoção com o tema "Toda criança em família". O evento acontece, nesta quinta e sexta-feira, no auditório da Central de Artesanatos Mestre Dezinho, em Teresina.
O Seminário, que é o primeiro evento de grande porte voltado ao debate dos temas relacionados à adoção, contará com a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude da cidade de Cascavel, no Paraná, Sérgio Luiz Kreuz, que vai proferir a palestra magna "Toda criança em família", logo no primeiro dia do evento, e participará de debates e mesa redonda pelo segundo dia. O magistrado é autor do livro “Direito à convivência familiar da criança e do adolescente” e pretende compartilhar as experiências de sucesso pelas quais tem passado relacionadas ao enfrentamento do problema de crianças e adolescentes privados do direito de convivência familiar.
Além de Kreuz, estarão presentes, a juíza Maria Luiza, da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina; membros do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, das comissões de defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos difusos e coletivos e de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PI; e ainda assistentes sociais e psicólogos, para engrandecer o debate que objetiva o empoderamento da sociedade acerca do tema.
Além das discussões, o evento contará com depoimentos, experiência de adoção e de famílias acolhedoras acompanhadas pelo Cria. Ao final, uma carta do 1º Seminário Estadual da Adoção será elaborada e entregue a um representante do governador eleito Wellington Dias.
Os interessados em participar do seminário devem se inscrever no blog do Cria (criapiaui.blogspot.com.br), na aba “Inscrições” ou podem fazê-la na sede da ONG, localizada na Rua São Pedro, 1871, centro sul. A taxa de inscrição é de R$15,00 para estudantes e R$30,00 para profissionais. Todos os participantes receberão certificado de 15 horas/aula emitido pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí).

PROGRAMAÇÃO
1º Dia – Noite
17:00 – Credenciamento, música ao vivo e coquetel de abertura;
18:30 – Abertura – CRIA e OAB
Mesa: CEDCA, CMDCAT, SASC, SEMTCAS, Conselho Tutelar, 1ª VIJ, MPE e DP.
-Vídeo: “Quero uma família tenho pressa”
19:30 - Palestra Magna: Toda criança em família – Dr. Sergio Luiz Kreuz - Juiz da Vara da Infância e Juventude de Cascavel – Paraná;

20:30 - Debate

2º Dia – Manhã:
08:00 - Acolhimento;
08:20 – Mesa Redonda: Acolhimento Familiar x Institucional – Desafios e Soluções: Cria – Francimélia Nogueira, Instituições de Acolhimento – Luciana Evangelista, 1ª VIJ – Maria Luíza Melo de Freitas, DP – Carla Cibele Teles de Mesquita e MP – Glécio Paulino Setúbal Cunha e Silva.
10:00 – Debate;
10:30 – Palestra: A nova Lei da Adoção – uma discussão atualizada- Dr. Sergio Luis Kreuz;
11:30 - Debate

Tarde:

14:00 – Painel – Apego e desapego: a subjetividade das relações – Dra Andreia Leite– psicóloga;
15:00 – Carta do 1º Encontro Estadual da Adoção;
16:30 – Depoimentos – experiência de adoção – criança, adolescente, família;
17:30 – Encerramento.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com
http://cidadeverde.com/autoridades-piauienses-debatem-o...

Nenhum comentário: