sábado, 22 de novembro de 2014

RACISMO E ADOÇÃO


Terça-feira, 18 de novembro de 2014
Como parte de suas atividades, o Projeto Acolher promove semestralmente uma palestra, realizada num auditório que comporte maior número de pessoas do que as que podemos receber em nossos encontros mensais.
Para o evento deste semestre, convidamos a Profª Drª Maria Inês da Silva Barbosa, assistente social, doutora em Saúde Pública pela USP.
Ficamos muito felizes com sua disponibilidade em vir para São Paulo no dia 8 de novembro, já que ela reside em Salvador. Em princípio, ela viria apenas nesta data. No entanto, a pedido da psicóloga Eliana Kawata, a consultamos sobre sua disponibilidade em fazer também uma palestra no dia 12 para entidades de acolhimento. Ela assentiu, desde que providenciássemos sua passagem aérea. Considerando a importância desta oportunidade, que redundaria o melhor atendimento a crianças e adolescentes abrigados, o Projeto Acolher prontamente se responsabilizou por sua vinda.

Assim, no dia 8 de novembro, pais e candidatos à adoção se emocionaram e aprenderam muito sobre questões referentes ao racismo e à adoção.
E, no dia 12, o público composto majoritariamente por técnicos das entidades de acolhimento e de algumas Varas da Infância e Juventude também ouviram a palestrante sobre o racismo e e’ntidades de acolhimento e a aplaudiram fortemente, demonstrando sua satisfação. Dra. Dora Aparecida Martins, juíza titular da VIJ do Foro Central abriu o encontro, que foi coordenada pela desembargadora Dra. Maria Olivia Pinto Esteves Alves.
http://www.tjsp.jus.br/…/CanaisComun…/Noticias/Noticia.aspx…
) Segue abaixo uma das questões retiradas da avaliação respondida por cerca de 70 % das cem pessoas presentes na palestra “Racismo e Adoção”, para dar uma idéia de como as pessoas aproveitaram este encontro.
Para as pessoas que não estiveram presentes, e ou que desconhecem a palavra “sankofa”, deixo uma breve explicação, pois além deste nome ou o seu conceito aparecer várias vezes nos comentários abaixo, é de uma beleza e profundidade notáveis. Sankofa pode ser representado como um pássaro mítico que voa para frente, tendo a cabeça voltada para trás e carregando no seu bico um ovo, o que é compreendido que para avançar, para gestar o presente e o futuro, é necessário conhecer o passado.
M. Beatriz A Sette
Presidente do Projeto Acolher

Matéria completa no site:
http://projetoacolher.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: