sábado, 22 de novembro de 2014

COM VIVER ABRE INSCRIÇÕES PARA APADRINHAMENTO AFETIVO


19/11/2014
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM
No dia 1° de novembro, a Praça da Liberdade, tradicional ponto de Belo Horizonte (MG), foi tomada pela caminhada simbólica para abrir o período de inscrições ao apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes que vivem em abrigos da Capital, além de Sete Lagoas e Ibirité, municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O programa Com Viver é promovido pelo Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (Cevam) há 14 anos e busca famílias que estejam dispostas a apadrinhar crianças e adolescentes no período das festas de fim de ano. Grande parte dos participantes se torna padrinhos ou madrinhas no decorrer de todo o ano seguinte ou por mais tempo, mantendo assim contato com as crianças e adolescentes em fins de semana e em outros eventos festivos. O período inicial de permanência dos apadrinhados nos lares de seus padrinhos abrange as datas entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro, mas dados do Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (Cevam) apontam que cerca de 50% das famílias renovam o apadrinhamento para todo o mês de janeiro, e a maioria passa a manter a convivência após período estabelecido.
Crianças e adolescentes com idade entre 4 e 18 anos incompletos podem ser apadrinhados, e os candidatos a apadrinhar participam de entrevista. Na capital mineira existem cerca de 30 abrigos, distribuídos em 60 unidades de atendimento, sendo que Ibirité e Sete Lagoas possuem dois cada. Segundo dados do Cevam, a transição entre os abrigados que chegam e retornam às famílias é bem ampla, por issonão é possível mensurar o número exato de abrigados que vivem sob a custódia da Justiça atualmente. Cálculo inicial aponta que existem cerca de 750 crianças e adolescentes a serem apadrinhadas. Ainda conforme os dados, para esta nova etapa de inscrições a expectativa é que pelo menos a metade destas crianças e adolescentes ganhe um padrinho ou madrinha.
Até o dia 20 de novembro,pessoas maiores de 18 anos, casadas ou solteiras, podem se candidatar para serem padrinhos. O cadastro pode ser feito na sede do Cevam, localizada na Rua dos Goitacazes, 71, sala 1.407, no Centro da Capital. Os candidatos casados devem apresentar documento que comprove a aceitação do cônjuge ao Programa. São necessárias ainda fotocópias da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência, além de atestado de bons antecedentes. Os padrinhos devem ter disponibilidade de tempo, capacidade de acolher, dar carinho e, sobretudo, ser paciente.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3224-1022.
CEVAM
De acordo com o presidente do Centro de Voluntariado, Ananias Ferreira, o programa nasceu quando o Juizado da Infância e da Juventude da Capital, juntamente com o CEVAM, no último trimestre de 1999, e após sucessivas reuniões conjuntas, constataram a falta de perspectiva nas vidas de crianças e adolescentes constitutivas da demanda diária do juizado. Diante dessa realidade foi proposto ao CEVAM,pelo juiz da Infância, um trabalho conjunto, e assim foi elaborado e implantado o programa Com Viver, que vem se desenvolvendo ininterruptamente ao longo dos últimos anos, e que consolidou-se pelo artigo 6º da Portaria 9 de 29/11/2003, do Juizado da Infância e da Juventude de Belo Horizonte. Ananias Ferreira afirma que a iniciativa procura “possibilitar o acolhimento familiar de crianças e adolescentes acolhidos em instituições, para que possam conviver no seio de uma família e a comunidade dela participante vivenciar experiências extra-abrigos”.
http://ibdfam.org.br/…/Programa+Com+Viver+abre+inscri%C3%A7…

Nenhum comentário: