domingo, 7 de maio de 2017

Judiciário de Linhares ministrará curso de habilitação para adoção de menores (Reprodução)


Em Linhares o Poder Judiciário estará promovendo neste mês de maio, o curso preparatório de habilitação para adoção de menores em Linhares. O curso é obrigatório para pessoas interessada em adotar uma criança.

Para se habilitar é necessário que os interessados estejam inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, iniciando o processo de apadrinhamento. Na primeira etapa do curso acontece no dia 9 de maio e enquanto as próximas serão realizadas nos dias 11, 16, 24 e 30 também este mês.

Os encontros acontecerão no auditório do Ministério Estadual, localizado no bairro Três Barras. O curso será desenvolvido pela equipe técnica multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Linhares e é obrigatório para as pessoas que desejam adotar e já ajuizaram ação para adoção na comarca.

Quem se qualificar em realizar o curso ou tiver dúvidas sobre o processo de adoção, deve entrar em contato com a 1ª Vara da Infância e da Juventude de Linhares pelo telefone 3264-0743 ramal 275.

IN BOX

Como Adotar uma Criança em Linhares


1
Visite a Vara da Infância e Juventude de Linhares, com os seguintes documentos:
* RG
* Comprovante de residência
2
Agende uma Entrevista
A vara agendará uma data para uma entrevista com o setor técnico. Você poderá selecionar o tipo físico, idade e sexo da criança desejada. Você receberá a lista dos documentos de que a vara precisará para dar continuidade ao seu processo. Estes documentos variam de vara para vara, mas geralmente são: – Cópia autenticada da certidão de casamento ou nascimento – Cópia do RG – Cópia do comprovante de renda mensal – Atestado de sanidade física e mental – Atestado de idoneidade moral assinada por 2 testemunhas, com firma reconhecida – Atestado de antecedentes criminais

3
Realize a Entrevista
Até dois meses, uma psicóloga do juizado agendará uma entrevista para conhecer seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Ela também pode achar   necessário que uma assistente social visite sua casa para avaliar se a moradia está em condições de receber uma criança.

4
Inclusão no Cadastro Nacional de Adoção
A partir das informações no seu cadastro e do laudo final da psicóloga, o juiz dará seu parecer. Isso pode demorar mais um mês, dependendo do juizado. Com sua ficha aprovada, você ganhará o Certificado de Habilitação para Adotar, válido por dois anos em território nacional. Seu nome estará então inserido no Cadastro Nacional de Adoção. Com o certificado, você entrará automaticamente na fila de adoção nacional e aguardará até aparecer uma criança com o perfil desejado. Ou poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece. Nesse caso, o processo é diferente: você vai precisar de um advogado para entrar com o pedido no juizado.

Original disponível em: http://redediario-es.com.br/?p=6349

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: