quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

26/02 - Palestra vai esclarecer o público sobre adoção

Graças ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e com o pleno funcionamento do Juizado da Infância e da Juventude desta Capital, o processo de adoção ficou mais simples e mais rápido. Pensando nisso, o Juiz Titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude Dr. Walter Ribeiro Costa Junior, buscando esclarecer ao público sobre o tema da Adoção, promoverá na tarde de quarta-feira (27), um bate-papo com os habilitados para adoção, a fim de esclarecer sobre os mitos da adoção.
 
Para se acolher uma criança há três formas: a adoção, a guarda e a tutela. O sistema de adoção tem caráter definitivo e a criança tem os mesmos direitos dos filhos biológicos e os pais as mesmas obrigações. No caso da guarda, o menor não recebe o sobrenome da família e não tem direito à herança. Na terceira forma, o tutor ou a tutora assume a responsabilidade sobre a criança ou adolescente e seus bens, representando o menor em todos os atos da vida civil.
 
Pode adotar qualquer pessoa maior de 18 anos, independente do estado civil. O pretendente deve ser mais velho que o adotado em, pelo menos, 16 anos. Os irmãos não podem adotar os próprios irmãos e os avós não podem adotar os seus netos. A adoção é definitiva e não há possibilidade da criança voltar ao seio de sua família biológica.
 
O diálogo sugere grande reflexão sobre o grave problema social que está sendo alimentado pelo abandono desses jovens que acabam perdendo ou tendo poucas perspectivas de aprendizado e crescimento humano.
 
Para chamar ainda mais a  atenção dos pretendentes, estimular a iniciativa por parte da sociedade e combater o drama existencial das nossas crianças abandonadas, a 1ª Vara da Infância e da Juventude, promoverá um bate- papo  com o intuito de  “Desmistificar os Mitos da Adoção”, no dia 27 de fevereiro de 2013, às 15h, na Escola dos Magistrados da Bahia (EMAB), localizada na Rua Arquimedes Gonçalves, Jardim Baiano (em frente a Defensoria Pública). 

Nenhum comentário: