quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SÉRIE ADOÇÃO: FILA DE ESPERA NÃO CONDIZ COM O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE AGUARDAM SER ADOTADAS


12/12/2012
Equipe Band SC
Por Marcos Franzoni

Na primeira reportagem da série vamos entender porque muitas crianças não são adotadas mesmo com um grande número de famílias cadastradas para adoção no Estado
Crianças com cinco anos de idade, há quatro anos no abrigo. Dez anos de vida, sendo oito deles buscando uma nova família. Histórias marcadas pela espera.
Segundo dados da Comissão Estadual de Adoção do Tribunal de Justiça, são seis famílias cadastradas para cada criança em espera. São 2.738 famílias catarinenses cadastradas, além de 627 brasileiros de outros estados e 226 de outros países. Ao todo, 3.591 famílias estão na fila para adotar um filho.
Por que os números não fecham? Por que a fila não zera?
Muitas famílias que pretendiam adotar uma criança acabam desistindo da ideia por causa da burocracia e de uma possível demora no processo. Mas os especialistas garantem que essas dificuldades são impostas pelos próprios pretendentes. E cada etapa de preparação tem um único objetivo: proteger famílias e crianças.
A resposta também está na exigência das famílias cadastradas. Cerca de 80% delas só aceitam adotar crianças de até dois anos de idade. Os abrigos catarinenses têm 432 adolescentes, entre 14 e 18 anos. Elas dificilmente serão adotadas.
Na próxima reportagem: a formação da nova família, as dificuldades iniciais, a adaptação de pais e filhos, os tabus. Amanhã, no Band Cidade!
http://bandsc.com.br/canais/noticias/serie_adocao_fila_de_espera_nao_condiz_com_o_numero_de_criancas_que_aguardam_ser_adotadas.html

Nenhum comentário: