Gestante teria combinado doação do filho com outra mulher de modo ilegal.
Ministério Público vai ouvir todos os envolvidos ao término do inquérito.
Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Comente agora
A Polícia Civil vai ter um prazo de 30 dias para concluir o inquérito que envolve a mãe biológica e uma mulher que teriam trocado um bebê em Novais (SP). A gestante teria combinado a doação do filho com outra mulher e usou até documentos falsos para dar entrada no hospital. Todo o processo foi feito irregularmente.
O Ministério Público vai ouvir todos os envolvidos para saber se a criança poderá ser devolvida à família biológica ou se será entregue à adoção. Até que a situação seja resolvida, a menina vai ficar em uma casa de apoio da região noroeste paulista.
saiba mais
Mulher registra bebê em Novais após adoção irregular com mãe biológica
Após uma denúncia anônima, oficiais de Justiça, polícia e conselheiras tutelares tomaram conhecimento do caso e, com um mandado de busca e apreensão, foram até o local onde o bebê estava e recuperou a criança, que foi encaminhada para uma casa de apoio a crianças e adolescentes em Tabapuã (SP), cidade vizinha.
O caso foi bem articulado. O bebê nasceu no dia 19 de novembro e segundo o Conselho Tutelar, a mãe usou os documentos da outra mulher durante todo o acompanhamento da gestação e também para dar entrada no hospital Padre Albino em Catanduva (SP). Ao voltar para Novais, ela disse ao companheiro que a criança tinha morrido. Enquanto isso, a dona dos documentos registrou a menina como filha dela.
Segundo o Conselho, a ação foi planejada e criminosa. A mãe adotiva e a mãe biológica vão responder criminalmente por registrar irregularmente o bebê e também podem responder por falsidade ideológica.
Bebê foi recuperado após denúncia anônima (Foto: Reprodução / TV Tem)Bebê foi recuperado após denúncia anônima (Foto: Reprodução / TV Tem)
Para ler mais notícias do G1 Rio Preto e Araçatuba, clique em g1.com.br/tvtemriopreto. Siga também o G1 Rio Preto e Araçatuba no Twitter e por RSS.
http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2012/12/troca-ilegal-de-bebe-sera-investigada-pelo-policia-civil-em-novais-sp.html
Silvana do Monte Moreira, advogada, sócia da MLG ADVOGADOS ASSOCIADOS, presidente da Comissão Nacional de Adoção do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Diretora de Assuntos Jurídicos da ANGAAD - Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Presidente da Comissão de Direitos das Crianças e dos Adolescentes da OAB-RJ, coordenadora de Grupos de Apoio à Adoção. Aqui você encontrará páginas com informações necessárias aos procedimentos de habilitação e de adoção.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Troca ilegal de bebê será investigada pelo Polícia Civil em Novais, SP
Postado por
Silvana do Monte Moreira
às
16:16
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário