sexta-feira, 2 de novembro de 2012

OFICINAS ABORDAM SOBRE ADOÇÃO



Lages, 25/10/2012, Correio Lageano

Cerca de 20 profissionais, de cinco municípios da Serra, ligados às casas de acolhimento, Conselhos Tutelares e instituições com atuação direta na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, participaram de oficinas de capacitação. A promoção das oficinas foi do Grupo Aconchego - Convicência Familiar e Comunitária, de Brasília, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
As oficinas, realizadas em duas etapas no mês de outubro, aconteceram no auditório da Amures, em Lages, tiveram 40 horas de duração e encerraram-se ontem. A próxima etapa, é a realização de um estudo de caso, que deve acontecer em janeiro. Os profissionais participantes, são representantes de Lages, Otacílio Costa, Campo Belo do Sul, São Joaquim e Correia Pinto.t
O objetivo da capacitação é disseminar práticas que contribuam para o sucesso da adoção legal e do apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes que se encontram nas casas de acolhimento em toda Serra Catarinense.
“Este é um projeto que prevê a disseminação de uma metodologia de preparação das famílias para adoção ou para o apadrinhamento efetivo. É uma ação de estudo e reflexão onde priorizamos o trabalho em rede”, ressalta a representante do Grupo Aconchego, Maria da Penha Oliveira da Silva.
Além de trabalhar temas voltados à adoção, a capacitação também trata sobre o apadrinhamento afetivo. “As crianças e adolescentes apadrinhados, são aqueles que têm rara possibilidade de voltar para as famílias ou de serem adotadas, porque não correspondem ao perfil buscado pelas famílias. Nesta questão, trabalhamos responsabilidade, respeito, o que é um padrinho ou madrinha, como atingir a criança, qual a importância deste vínculo no seu desenvolvimento.”
A coordenadora da capacitação, Louise Siqueira, destacou que a nova lei de adoção obriga as famílias a participarem de um curso rápido antes da efetiva adoção de crianças e adolescentes.
Segundo ela, o Grupo Aconchego selecionou dez estados em todo o país para fazer parte do projeto. Lages e os demais municípios da Serra, representam o Estado de Santa Catarina.
Foto: Núbia Garcia
http://www.clmais.com.br/informacao/44136/oficinas-abordam-sobre-ado%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário: