domingo, 25 de novembro de 2012

Tráfico humano: histórias reais que inspiraram a novela "Salve Jorge"


REPORTAGEM / DIREITOS HUMANOS - 29/10/2012
Tráfico humano: histórias reais que inspiraram a novela "Salve Jorge"


Todos os anos, centenas de brasileiros são levados para fora do país por máfias que os exploram na prostituição e no trabalho escravo. O assunto mobiliza a Polícia Federal, o Senado e o Itamaraty – e inspira a nova novela de Glória Perez e uma campanha de Marie Claire para transformar o tráfico de pessoas em crime

Por Mariana Sanches

JÉSSICA, A PERSONAGEM DE CAROLINA DIECKMANN NA NOVELA "SALVE JORGE" É INSPIRADA NO DRAMA DE CLÁUDIA

A autora de novelas Glória Perez acreditou. Mais do que isso, abraçou a causa e resolveu tratar do tráfico de pessoas na nova novela das 9h, "Salve Jorge", que estreou no fim de outubro. A protagonista da trama, Morena (interpretada por Nanda Costa) traduzirá em imagens a dor, até pouco tempo anônima, de Luísa. Cláudia será vivida pela atriz Carolina Dieckman. “Sempre me chamou a atenção dramas invisíveis, que estão na cara de todo mundo, mas as pessoas não veem”, disse Glória Perez à Marie Claire. “O tráfico humano é isso, um crime invisível que produz uma carga de sofrimento tão grande e que, no entanto, pouco se consegue fazer para solucionar.”

CRIME BILIONÁRIO

Para escrever a trama, Glória Perez estudou o assunto por dois anos. Ao final da pesquisa, estava mais alarmada do que no começo. O tráfico internacional de pessoas é a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e armas. De acordo com um relatório das Organização das Nações Unidas havia, em 2010, 140 mil mulheres traficadas na Europa e exploradas sexualmente. Juntas, elas fariam cerca de 50 milhões de programas sexuais por ano, a um valor médio de 50 euros cada, o que representa um lucro anual de 2,5 bilhões de euros, ou R$ 6,5 bilhões. Em torno de 80% das pessoas traficadas são mulheres ou meninas, destinadas a ser exploradas sexualmente, como aconteceu com Luísa. O restante das vítimas são homens, mulheres e crianças mantidos em condições análogas à escravidão, normalmente, em trabalho agrícola ou fabril – realidade frequente nas oficinas têxteis do bairro paulistano do Bom Retiro, onde imigrantes bolivianos costumam cumprir jornadas extenuantes sem remuneração e em condições sub-humanas. “Tem aumentado também a frequência do tráfico internacional de jogadores de futebol, modelos e até de cozinheiros de restaurantes étnicos”, afirma a ministra Luiza Lopes, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty. “Quando se dá conta, o jogador está em um clube pequeno no interior do Cazaquistão, sem contrato, sem visto, ficando preso por dívidas com aparelhos esportivos. Ou a modelo fica fazendo catálogo de loja de Departamento de fundo de quintal. Já tivemos que repatriar algumas pessoas nessas condições.”

+ Leia também: Coragem por trás do véu: a vida das mulheres no Afeganistão depois da queda do Taleban

Fora do país, a vítima está refém dos traficantes. “A pessoa traficada costuma ter o passaporte retido pelos criminosos, raramente fala o idioma local, é impedida de ir embora por dívidas ou por ameaça de morte e ainda pode ser presa e deportada pela autoridade estrangeira”, afirma Jaqueline Leite, coordenadora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), que já trabalhou com vítimas de tráfico na Suíça e no Brasil. “A rotina delas é controlada, o contato com a família também. Os traficantes esperam ter bastante lucro com a pessoa, por isso não a libertam facilmente.”

Acuadas, elas raramente procuram a ajuda da polícia. “Nos últimos 20 anos, a Polícia Federal abriu apenas 867 inquéritos para investigar tráfico de pessoas. É uma subnotificação total. Sabemos que centenas de brasileiros são levados para fora todos os anos e se tornam vítimas desse crime, especialmente para Portugal, Espanha, Itália e Alemanha”, afirma a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPI do Tráfico Humano. A senadora apresenta ainda este mês um projeto de lei que pretende melhorar a legislação brasileira na repressão contra o tráfico humano. “Hoje, o Código Penal pune o tráfico de mulheres para exploração sexual, mas não fala sobre aquelas pessoas traficadas para o trabalho servil, queremos corrigir isso.” A prosposta, que ainda pode sofrer alterações da Comissão Parlamentar, trata esse tipo de tráfico como “Crime contra a dignidade humana” e enuncia ser crime “Agenciar, aliciar, recrutar transportar, transferir, alojar ou acolher pessoa, por meio de ameaça, coação ou qualquer outra forma de violência, sequestro, cárcere privado, fraude, engano, abuso de poder, financiamento, corrupção, ou qualquer outro meio análogo, para fins de exploração de alguém, independentemente de seu consentimento”. Além disso, prevê que as punições para traficantes de pessoas sejam tão severas quanto as aplicadas aos traficantes de drogas e armas. Marie Claire apoia a iniciativa e conclama suas leitoras a subscrevê-la.

POUCA INVESTIGAÇÃO

Além de aprimorar a lei, é preciso combater os mitos e preconceitos que rondam o assunto. “As próprias vítimas se culpam pelo que passaram e não denunciam”, afirma Paula Dora, delegada da Polícia Federal que atuou no combate ao tráfico de pessoas por três anos. “A pessoa não quer voltar e decepcionar a família, que espera que ela ajude a melhorar de vida. E há muita ingenuidade também.” Segundo a delegada, antes de fazer qualquer viagem para o exterior a trabalho, as pessoas precisam pesquisar a idoneidade da empresa, ter certeza de que estão indo com um visto de trabalho, que as passagens de ida e volta estão compradas conforme o combinado. “Qualquer proposta que pareça muito milagrosa e lucrativa tem grandes chances de ser uma enganação”, diz Paula.

++ Leia também: Malala Yousufzai recebe tratamento na Inglaterra e tem “boas chances” de se recuperar

A ingenuidade que vitimou Luísa também ceifou a vida de Simone Borges, de 25 anos. Ela queria se casar. Decidiu passar três meses na Espanha, onde, trabalhando como doméstica, esperava ganhar os R$ 6.000 que financiariam a cerimônia. A proposta, como quase sempre acontece, partiu de uma conhecida do bairro vizinho. “Quando chegou lá, ela disse que foi obrigada a se prostituir, que aquilo não era jeito de gente viver. Pediu que avisássemos a Polícia, falou que precisava de ajuda”, conta João Borges, pai de Simone. A família pobre, de Goiânia, pouco teve o que fazer. Simone, uma mulher saudável, morreu repentinamente. “Me disseram que eu tinha 72 horas para trazer o corpo de volta para o Brasil, senão ela seria enterrada como indigente. Pensei em vender a única casa que eu tenho pra trazer o corpo dela, mas o Itamaraty acabou ajudando. Quando chegou aqui, os exames mostraram que ela tinha sido envenenada.” De acordo com João, nenhum dos responsáveis pelo tráfico e pela morte de Simone foi punido. No caso de Luísa, o desfecho foi parecido. “A mesma máfia que me levou para Israel continua atuando em Copacabana”, afirma ela. Tanto João quanto Luísa superaram, ao menos em parte, o medo de lembrar e de contar a própria história. “Agora, ninguém mais vai fazer mal a minha filha. Mas eu vou continuar lutando. O que eu não pude fazer por ela, vou tentar fazer pelas outras pessoas que são vítimas desse crime”, diz João.

Um dos crimes contra a dignidade humana abordados em Salve Jorge é a adoção ilegal internacional de crianças. Embora não seja considerado tráfico, o comércio de bebês não é um crime menos cruel. Tecnicamente, o tráfico pressupõe a exploração financeira da vítima por um tempo, o que não acontece na adoção. “Não temos registros recentes de crianças nessas condições. É difícil passar por um aeroporto levando um menor de idade”, afirma a ministra Luiza Lopes, do Itamaraty. Nem sempre foi assim. Leia o depoimento de Kharla Livingston, uma brasileira de 31 anos, vendida para um casal francês quando era recém-nascida

Aos 3 ou 4 anos de idade, descobri que era adotada. Meus pais me contaram que eu tinha nascido em São Paulo, no dia 8 de julho, e não me deram mais detalhes por muito tempo. Fui criada de uma maneira estranha. Eles eram controladores, não gostavam que eu saísse muito de casa, praticamente só tive convívio familiar até a adolescência. Perto da idade adulta, disse aos meus pais que queria ir ao Brasil para me entender melhor. Sempre me senti fora de lugar. Então, eles me contaram a história toda. Minha mãe tinha perdido alguns bebês antes de eu chegar e os dois achavam o processo de adoção legal lento demais. Por isso, pagaram uma pequena fortuna, que não sei calcular, a uma senhora brasileira que me entregou a eles. O que eu sei é que minha mãe biológica era muito jovem, tinha por volta de 17 anos, quando engravidou. Acredito que ela morasse em uma fazenda no Paraná. Meu pai biológico era um homem notável, casado e com três filhos. Tiveram um relacionamento na década de 80, e ela acabou ficando grávida. Teve de esconder sua gravidez e procurar por uma solução. Aparentemente, ela teve a ajuda de um padre, que lhe sugeriu deixar o bebê para adoção. Creio que foi acolhida em uma casa para mães jovens solteiras. Me deu à luz entre o final de junho e o começo de julho por cesariana, em Curitiba. Fui trazida em um fusca azul para São Paulo, e de lá fui levada para a França.

Não sei se fui roubada de minha mãe biológica. Tenho a sensação de que esse é um episódio difícil não só para mim, mas para ela. Gostaria de encontrá-la para lhe dizer ‘não se sinta culpada. Por favor, vamos nos encontrar, eu adoraria lhe contar minha história’. Também gostaria de conhecer meu pai biológico, para ver as semelhanças que temos, já que nunca consegui ver meus traços em outras pessoas. Kharla não é meu nome de registro, mas uso este porque não quero ser facilmente identificada. Manter meu nome em sigilo é importante, pois a senhora que me traficou ainda está viva e mora em Fortaleza. Sei que ela levou cerca de 200 crianças para a Europa e para os Estados Unidos. Depois que eu descobri a verdade, tive uma depressão profunda por cinco anos. As pessoas mentiram para mim. É muito difícil seguir em frente sem saber de onde eu vim. Espero que quem leia isso não cogite fazer uma adoção ilegal. É impossível construir sua felicidade fazendo tanto mal a um bebê. Hoje, moro em Paris, mas pretendo aprender português e mudar para Curitiba.”


Marie Claire apoia a criação de uma legislação mais severa para punir o crime de tráfico humano e conclama leitoras e leitores a assinar a proposta de lei aqui no nosso site. Esta é uma forma de mostrar apoio popular à iniciativas e de tentar acelerar sua tramitação no Congresso. Se o texto for assinado por 1,4 milhão de pessoas, ele se tornará um projeto de lei e terá de ser votado pelos parlamentares, tal como aconteceu com a Lei da Ficha Limpa.
http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI322576-17737-2,00-TRAFICO+HUMANO+HISTORIAS+REAIS+QUE+INSPIRARAM+A+NOVELA+SALVE+JORGE.html

Nenhum comentário: