"12/8/2012
Andreia Foeger
Redação Folha Vitória"
"No primeiro semestre deste ano, 103 crianças foram adotadas no Espírito Santo, segundo dados da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), do Tribunal de Justiça. Do total de crianças ganharam um novo lar, 25 foram acolhidas por famílias estrangeiras. A maior parte das adoções realizadas é de crianças de 0 a 3 anos de idade.
Atualmente, 137 crianças capixabas possuem processo de destituição de paternidade já transitado e julgado e estão aptas à adoção. Outras 1.129 ainda aguardam por decisão judicial nas unidades de acolhimento. Para estes casos, apenas com o esgotamento de todas as possibilidades de reinserção familiar é que poderão ser adotadas.
Na lista de espera, 388 famílias estão habilitadas para a adoção. Contudo, a escolha por um perfil determinado pelos casais, como cor de pele e idade das crianças, sempre acarretou demora nas filias de adoções do Brasil. Para a juíza Gladys Pinheiro, do primeiro juizado da Infância e Juventude da Serra, as campanhas de incentivos à adoção tardia são uma das alternativas para a resolução do impasse.
“As pessoas precisam compreender que as crianças mais velhas são capazes de ofertar tanta alegria quanto um recém-nascido. A idade não pode ser uma barreira. Acho que as mentalidades já estão se modificando e com o desenvolvimento de campanhas que incentivem à adoção tardia chegaremos aos índices de adoção que desejamos em todo o país”, disse a juíza.
Em maio deste ano, uma campanha de conscientização foi realizada pelo juizado da Serra, na qual 122 famílias se cadastraram para adoção de crianças com mais de três anos. Do total de famílias atendidas durante o evento, cinco são formadas por casais homossexuais que estão em fase de habilitação.
Durante todo o ano passado apenas 243 capixabas ganharam um novo lar. No Estado, os grupos de casais italianos são os casais que mais adotam filhos com idade superior a três anos."
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2012/08/mais-de-100-criancas-capixabas-foram-adotadas-no-primeiro-semestre-deste-ano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário