terça-feira, 28 de agosto de 2012

PROJETO PROCURA VOLUNTÁRIOS PARA ADOÇÕES PROVISÓRIAS EM SANTOS


PROJETO PROCURA VOLUNTÁRIOS PARA ADOÇÕES PROVISÓRIAS EM SANTOS
28/08/2012
Objetivo do projeto é manter as crianças em lares tranquilos.
Voluntários ficam com as crianças por período máximo de dois anos.
Do G1 Santos

Crianças e adolescentes de Santos, no litoral de São Paulo, impedidos pela justiça de ficar com os pais biológicos podem ser acolhidos por período provisório. Essas crianças, que são de recém-nascidos a adolescentes de 17 anos, são vítimas de abuso, de negligência, abandono, ou filhos de pais dependentes químicos.
O objetivo do projeto da Secretaria de Assistência Social de Santos é oferecer um ambiente tranquilo por no máximo dois anos. Nesse tempo a justiça decide se os pais biológicos têm condições de receberem os filhos de volta, ou se elas vão para adoção. Atualmente cerca de 20 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção, mas há apenas uma família cadastrada como voluntária. O programa chamado Família Acolhedora existe desde 2005.
A pedagoga Inês Bordinhon é uma dessas voluntárias. Inês têm quatro filhos, todos casados. Quando ficou viúva ela passou a acolher crianças. “Eu gosto muito de crianças, elas ajudam a preencher o meu vazio, o meu tempo. Trazer felicidade para casa. Gostaria que mais famílias presenciassem isso, porque é mágico é muito profundo, não dá para descrever”, conta a pedagoga.
Inês já cuidou de oito crianças. Hoje ela cuida de um bebê que tem menos de um mês. A criança dorme ao lado de Inês e tudo que ela precisa fica ao seu alcance. A mãe provisória conta que recebe muitas doações. As famílias acolhedoras passam por uma avaliação antes de levarem a criança para casa, uma psicóloga ajuda a entender que a criança vai embora.
Segundo Coemara de Oliveira, psicóloga do projeto, o ideal é que as crianças retornem para a família de origem. “É feito um trabalho para que eles (as famílias) possam se reestruturar, se organizar para receber o filho de volta. Se não for possível a gente faz a busca de alguém da família, avós, tios, primos, que se disponham a ficar com a criança. Em último caso elas são entregues para adoção”, conta a psicóloga.
A criança fica no máximo dois anos com a família, mas a média é de seis meses. Os acolhidos não perdem o contato com os pais biológicos e uma vez por semana se encontram com eles na sede da Família Acolhedora.
Para ser um voluntário é preciso ser maior de 18 anos e morar em Santos. O telefone para outras informações é (13) 3251-9333.
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/08/projeto-procura-voluntarios-para-adocoes-provisorias-em-santos.html

Nenhum comentário: