sábado, 18 de agosto de 2012

vc repórter: bebê abandonada em SP corre risco de morrer


Um bebê de 10 dias foi encontrado abandonado em uma rua na noite da última terça-feira, 14, em Araraquara, a 288 km de São Paulo. A menina, achada por uma mulher em frente ao Hospital São Paulo, no bairro Fonte Luminosa, foi atendida na instituição e depois encaminhada para a maternidade municipal Gota de Leite.
Segundo Márcia Ferreira, membro do Conselho Tutelar, a bebê foi avaliada no hospital municipal e depois dispensada para o abrigo mantido pelo órgão. Porém, durante a madrugada de quarta-feira, 15, começou a passar mal e vomitar. Ela foi novamente levada à Gota de Leite, e diagnosticada com um quadro de infecção generalizada.
De acordo com Carlos Fernando Camargo, médico superintendente da maternidade, a menina respira sem ajuda de aparelhos e seu quadro está evoluindo, apresentando melhoras. No entanto, o estado de saúde ainda é grave e ela corre risco de morrer.
Terra questionou Camargo sobre o primeiro atendimento realizado na maternidade municipal, quando não se constatou qualquer problema no bebê, mas o superintendente afirmou que não é possível saber de onde surgiu a infecção, já que ela se espalhou por todo o corpo e não há um histórico médico da paciente.
Camargo também alegou que não poderia avaliar o atendimento de outro colega sem ter presenciado o caso e que qualquer irregularidade deve ser estudada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Procurado, o Cremesp não respondeu aos questionamentos sobre o atendimento feito na menina.
O Conselho Tutelar informou que a Vara da Infância e Juventude já investiga, sob sigilo, o abandono da bebê. Se nenhum parente for encontrado até a melhora da criança, ela será devolvida ao abrigo municipal.
O internauta Carlos Souza, de Araraquara (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Nenhum comentário: