domingo, 23 de março de 2014

DRAMA DA PERSONAGEM JULIANA, DE ‘EM FAMÍLIA’, REACENDE POLÊMICA SOBRE A ADOÇÃO ILEGAL


22/03/2014
Adoção a qualquer custo não é só um drama de novela , na vida real tem muita gente que passa por cima das leis pelo sonho de ter um filho.
Adotar sem a formalidade legal é crime e pode levar à prisão.
Adotar uma criança longe das leis é prática bem mais frequente do que se imagina, há muitos casos que nem chegam ao conhecimento da polícia. Nos últimos 2 anos o Conselho Tutelar de Camboriú registrou 4 adoções ilegais. Uma delas foi em setembro do ano passado. Um bebê de 3 meses teria sido entregue para um casal do Paraná, segundo a Polícia Civil, a mãe teria recebido R$600,00 por mês durante a gestação e mais R$2.000 quando a menina nasceu.
Na época em entrevista ao Jornal do Almoço a mãe de 18 anos negou a venda da criança.
“Nunca eu vendi a minha filha. Eu dei “pro” casal porque eles não podiam ter filhos e foi aonde eu optei dar porque eu não tenho condições de criar”.
A mãe biológica e o casal que adotou o bebê ilegalmente respondem processo criminal em liberdade. A menina supostamente vendida ficou em um abrigo e já foi adotada por outra família, agora dento das leis.
O Delegado da Divisão de Investigação Criminal afirma que adoções como esta envolvendo dinheiro são as mais comuns: - “.é uma gravidez não planejada, a mãe biológica por vezes não tem interesse em ficar com o filho após o nascimento e vê nisso uma possibilidade de obter uma vantagem financeira desse casal que por sua vez não quer se submeter a uma avaliação multidisciplinar e entrar em uma fila de espera para adoção, eles acabam remunerando a mãe biológica, subsidiando toda a gravidez, e ao término, com o nascimento entregam mais um valor, previamente combinado para obter essa criança”.
“Então tudo isso ai gera problemas para a pessoa que tenta burlar a lei ou por desconhecer a lei em alguns casos, mas principalmente um abalo psicológico prá criança que passa por todos esses traumas logo nos sus primeiros meses de vida” afirma Manoel Mafra – Diretor do Conselho Tutelar.
A Juíza de Direito de Itajaí, Sonia Moroso Terres explicou que a Adoção é concretizada através de dois processos: um é o processo emocional outro é o processo legal. O Processo legal tem regras e prazos, então ele na verdade não é um processo tão demorado, mas o processo emocional, que é a verdadeira adoção que se faz, esse sim é mais demorado. Porque você pode ver que muitas vezes o próprio pai ou a mãe biológicos não adotam o seu filho. Isso tanto é real que nós temos hoje crianças em situação de destituição que não foram adotados emocionalmente por seus pais...
“Quando eu comecei a trabalhar no Juizado, foi nos anos 80 já, a maioria queria crianças até 1 ano, branca e nestes itens olhos claros e tal ...essa postura tem mudado ... “ afirma a Assistente Social Felicitas Lancer
Jornal do Almoço conversou com especialistas; saiba quais as consequências da adoção ilegal.
Assista em:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/videos/t/todos-os-videos/v/drama-da-personagem-juliana-de-em-familia-reacende-polemica-sobre-a-adocao-ilegal/3231721/

Nenhum comentário: