4
dez
2012
No nosso canal do Youtube você encontra uma série desenvolvida pela Center on the Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard. Intitulada “Três Conceitos Fundamentais Sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância”, os três vídeos explicam como as experiências de uma criança interferem no seu futuro.
No primeiro capítulo, você confere como as vivências das crianças na Primeira Infância têm impacto prolongado sobre a estrutura do cérebro em formação.
A carga genética funciona como a planta para uma construção, ela indica
o que será construído, mas são as experiências que determinam como a
construção do cérebro se dará e se ele formará uma base sólida para
aprendizado, comportamento e saúde, ao longo de toda a vida.
É na Primeira Infância que os neurônios
criam conexões para se comunicarem entre si. Os circuitos e as conexões
se multiplicam conforme são utilizados. O ambiente e as experiências
influenciam diretamente na multiplicação desses circuitos e conexões. De
acordo com esses estímulos, aqueles mais usados se fortalecem e se tornam permanentes. Em contrapartida, os menos exigidos desaparecem naturalmente.
Os circuitos mais estimulados formam uma
espécie de autoestrada, na qual os impulsos percorrem muito mais
rapidamente as áreas do cérebro. Os circuitos mais simples são
estabelecidos primeiro e só depois estarão prontos para permitir o
surgimento dos mais complexos, responsáveis pelas emoções, habilidades
motoras, controle do comportamento, lógica, linguagem e memória.
É bom lembrar que todos esses processos
acontecem no início do desenvolvimento da criança, que, através dos
estímulos que recebe, forma conexões fortes que percorrem todas as áreas
do cérebro, que funciona totalmente interligado. As habilidades não
são, portanto, isoladas. Para que se tenha uma, é necessário que as
demais a complementem.
Confira o vídeo completo:
Fotos: Leo Sanches
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