quarta-feira, 9 de julho de 2014

IGREJA ESTÁ “HORRORIZADA” COM DESCOBERTA DE VALA COMUM COM 800 CRIANÇAS EM ANTIGO ORFANATO NA IRLANDA


6 de junho de 2014
A Irlanda está estudando investigar o que o governo chamou de descoberta “profundamente perturbadora” de um cemitério em um antigo orfanato dirigido pelas irmãs do Bom Secours onde quase 800 crianças morreram entre 1925 e 1961.
O arcebispo de Tuam disse que embora não tivesse envolvimento com a direção do orfanato, sua diocese está horrorizada em saber o número de crianças enterradas no orfanato.
“Só posso começar a imaginar o enorme sofrimento emocional que as mães sofreram ao deixar seus bebês para adoção ou serem testemunhas da sua morte. A dor que passaram está acima da nossa compreensão”, disse o arcebispo Michael Neary em um comunicado.
“Independentemente do tempo passado, este é um assunto de grande preocupação pública e em relação ao qual não se pode ficar indiferente”, disse.
As irmãs do Bom Secours não estavam disponíveis para fazer comentários.
A uma vez poderosa Igreja da Irlanda viu-se sacudida por uma série de escândalos envolvendo abusos e abandonos de crianças. Os registros públicos mostram que 796 crianças morreram no “orfanato para mães e filhos” no condado de Galway antes do seu fechamento, segundo uma historiadora local.
A pesquisadora Catherine Corless disse que os corpos foram enterrados em um tanque de águas residuais no terreno e que os mortos tinham até três meses de idade.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/igreja-esta-horrorizada-com-descoberta-de-vala-comum-com-800-criancas-em-antigo-orfanato-na-irlanda/


Nenhum comentário: