quarta-feira, 9 de julho de 2014

FREIRA É INDICIADA POR MORTE DE BEBÊ DE 4 MESES EM ABRIGO DA CAPITAL


03/07/2014
Campo Grande News
Coordenadora da Casa da Vovó Tulia, a freira Liliana Geovanina Dall Santo, 67 anos, foi indiciada pela morte de um bebê de 5 meses dentro do lar para crianças, no bairro Amambaí, em Campo Grande. O caso aconteceu no dia 30 de junho do ano passado, e o inquérito policial, conduzido pelo delegado Paulo Sérgio Lauretto, da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), foi concluído no último dia 27 de junho e encaminhado ao Ministério Público Estadual.
Conforme apurado, W.E.N.C. foi levado para a Santa Casa da Capital com pneumonia. A criança passou oito dias internada, e recebeu alta. Ao retornar para o abrigo, o menino voltou a apresentar sintomas da doença, e foi levada novamente ao hospital três dias depois.
“A criança só foi atendida quando estava com os sinais vitais praticamente zerados. Ao chegar no hospital, nada podia ser feito. Entendemos que houve negligência nos cuidados, que resultou na morte dela”, afirma Lauretto.
Giovanna foi indiciada pelo crime de maus tratos com resultado de morte. Caso o MPE aceite a denúncia, a coordenadora pode ficar presa por 4 a 12 anos, e a pena aumentada em um terço devido à idade do bebê.
ABRIGO
Há 28 anos, a Casa da Vovó Túlia abriga crianças de 0 a 4 anos em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pela Justiça e que aguardam adoção na Capital. Administrador do hospital São Julião, mantenedor do abrigo, Amilton Fernandes Alvarenga afirma que a freira foi mantida no cargo de coordenadora, e ressalta que todos na instituição se sentiram “injustiçados” com o resultado do inquérito.
“A irmã trabalha com crianças há 40 anos. Só na Vovó Túlia são seis. Vamos comprovar na Justiça que as acusações são infundadas, mas só o fato de ser investigado e indiciado, não conseguimos aceitar. Vamos nos reunir e decidir por encerrar, ou não, este trabalho social, porque consideramos uma falta de reconhecimento”, alega Alvarenga ao Campo Grande News.
O HOSPITAL ELABOROU, AINDA, UMA NOTA OFICIAL EM QUE SE MANIFESTA SOBRE O CASO:
"A Casa Vovó Túlia, com todo respeito que é devido as autoridades envolvidas no caso, discorda veementemente das conclusões tiradas pelas autoridades policiais no caso envolvendo a Irmã Liliana Geovanina Dall Santo.
A religiosa em questão é Coordenadora da Casa Vovó Túlia, possui 40 anos de experiência no trato com crianças e trabalha em regime de dedicação exclusiva, morando a 6 anos numa casa anexa ao abrigo, de modo que sempre esteve 24 horas a disposição das crianças, sempre desempenhando suas funções com extrema dedicação, responsabilidade e carinho.
A Casa Vovó Túlia é uma entidade sem fins lucrativos que conta com 28 anos de atividade atendendo a crianças de 0 a 4 anos.
DESDE O INÍCIO DAS ATIVIDADES, MAIS DE 750 PASSARAM PELA INSTITUIÇÃO.
Embora lamente profundamente o falecimento do interno, a casa tem tranquilidade em afirmar que ele não se deu em virtude de qualquer tipo de negligência por parte dos funcionários e muito menos da coordenadora.
O serviço é mantido exclusivamente com recursos de doações e do Hospital São Julião, que não tem nenhum beneficio fiscal pela realização deste serviço.
NOSSA HISTÓRIA GARANTE ESTAS AFIRMAÇÕES"
AARH – Associação de Auxilio e Recuperação dos Hansenianos
Hospital São Julião – Casa Vovó Túlia – Centro de Apoio ao Migrante"
http://www.sidrolandianews.com.br/noticia/cidades/freira-e-indiciada-por-morte-de-bebe-de-4-meses-em-abrigo-da-capital

Nenhum comentário: