terça-feira, 9 de dezembro de 2014

UMA FAMÍLIA DE NATAL: CRIANÇAS GANHAM DE PRESENTE UM NOVO LAR


Segunda, 08 de dezembro de 2014, 10h36
Cristiane Sagioratto
Da Redação
MT
Somente neste ano, 25 crianças foram adotadas no Lar da Criança. Mais 22 estão aptas para adoção
“Meu sonho é ganhar um skate de presente de Natal. Desejo de S.R.S, de 11 anos, recém chegada ao Lar da Criança em Cuiabá. Abandonada pela mãe, a menina chegou à entidade na capital no último dia 28. Já o menino L.F.F. também de 11 anos disse que escreveu uma cartinha para o Papai Noel pedindo uma camiseta oficial da seleção da Suécia e um boné. Aparentemente parecem presentes simples de serem adquiridos, mas o que uma criança abrigada no Lar da Criança espera é ser apenas amada e aceita pelos próprios pais, que foi o que não aconteceu com essas crianças que aguardam a oportunidade de um dia alguém bater na porta da instituição e aceitá-los como filhos do coração.
De acordo com a superintendente do Lar da Criança de Cuiabá, Marimar Michels, 49, o Lar abrigo atende 44 crianças. Dessas, 22 estão aptas para adoção e prontas para ganhar um novo lar. Marimar conta que 16 são de Cuiabá e as outras seis de Várzea Grande. A mantenedora do Lar é o Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS-MT).
A maioria das crianças que chega à instituição foram vítimas de maus tratos, abandono e negligência pelos próprios pais e família. A idade para serem adotadas varia de zero a 12 anos. Marimar conta que das 44 crianças da casa, 14 são especiais e têm problemas de ordem psíquica como física. “Abrigamos crianças com autismo, neuropatas, com quadros de hiperatividade, crianças com déficit de Atenção e são amadas por nós e pela nossa equipe de cuidadores assim como as demais. Não fazemos distinção uma das outras, todas são iguais e amadas por todas nós”, garante a superintendente.
A Casa conta com uma equipe de 95 cuidadores entre eles nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, cozinheiras, entre outros profissionais além dos voluntários que disponibilizam um pouco de seu tempo para levar amor e atenção.
Para o psicólogo, Roverson Ferreira da Costa, 31, a rejeição familiar das crianças é o maior desafio no trabalho com as crianças do lar. O profissional trabalha no Lar da Criança há quase três anos e disse que por mais que se tenha o apoio profissional de todos os trabalhadores da casa, a questão familiar pesa muito no trabalho desenvolvido por ele com as crianças. “Nosso maior desafio enquanto profissional é proporcionar as nossas crianças o amor e carinho que são fatores de ordem emocional que somente a família pode oferecer. Nós damos amor e carinho a elas, mas se sentir amado e aceito pela família é onde há uma grande diferença entre o trabalho nosso profissional oferecido e o lado emocional que é disponibilizado por um pai e uma mãe”, observou.
O psicólogo relata que todos os casos do Lar apresentam histórias e relatos de vida muito tristes e comoventes. “É natural uma criança que está há três anos sem a família, sem nenhum tipo de contato afetivo com o pai ou com a mãe, tenham vontade de estudar e em ter um sonho e em ser alguém na vida, é onde nós trabalhamos o resgate da auto estima da criança. As circunstâncias vividas por elas podem gerar dificuldades na escola, como por exemplo, déficit de Atenção, falta de concentração ou hiperatividade. Há todo um contexto emocional por trás de uma criança que envolve suas experiências vividas e adquiridas no que reflete na vida social”, disse o psicólogo.
PROGRAMAÇÃO DE NATAL
A equipe da SETAS-MT preparou uma festa surpresa para as crianças. No dia 12 de dezembro, por volta das 17 horas, o Papai Noel vai descer de helicóptero no Lar da Criança onde serão entregues os presentes de Natal para as 44 crianças do lar. Uma árvore de Natal foi montada em um shopping da capital onde constam as cartinhas de pedido de presentes das crianças do lar. Já no dia 24 de dezembro, as crianças vão almoçar em um shopping da capital e no mesmo dia à noite será realizada uma ceia de Natal para as crianças junto com os servidores. Como lembrança para os convidados, as crianças entregarão seu primeiro livro de receitas que vai apresentar as receitas de todos os cardápios consumidos pelas crianças nas refeições diárias do Lar. As crianças recebem seis refeições por dia.
Em parceria com empresários da capital, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção( CEJA) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e de um shopping da capital é possível trazer um pouco de alegria para as crianças no dia de Natal.
“As crianças estão confeccionando presentes para as autoridades políticas em Cuiabá que virão prestigiar nossa festa de Natal. É na aula de arte terapia que elas aprendem a fazer as lembrancinhas. No dia da chegada do Papai Noel, as crianças também vão apresentar uma cantata de Natal ao público. Na verdade, o que elas querem é um lar, um pai e uma mãe”, disse a superintendente.
VOLUNTÁRIOS X NATAL
A superintendente conta que aumenta em 40% o número de voluntários nessa época do ano que pretendem oferecer atenção, amor e carinho para as crianças do Lar. “Um natal especial para nós é ver todas as crianças irem para um lar que as aceitem e as amem de verdade, assim como nós as amamos”, disse emocionada.
Muitas pessoas pensam em levar as crianças para casa nessa época do ano, mas não é tão fácil assim. “Se o juizado liberar uma criança, não é justo com as demais crianças especiais”, ressalta.
Quem quiser ser um voluntário no Lar da Criança deve apresentar um projeto junto à entidade e falar qual sua especificidade. “Por exemplo, se a pessoa é educadora física ela pode oferecer atividades físicas como aulas de taekwondo, karatê, futebol ou profissionais da área da saúde como fisioterapeuta. A pessoa nos apresenta o projeto, analisamos e encaminhamos para o Juizado de Menores. Mediante autorização judicial, a pessoa pode iniciar como voluntária, mas deve ter uma frequência e disciplina junto ao lar”, informa Marimar.
ADOÇÃO X DOAÇÃO
Somente neste ano, até o dia 03 de dezembro, 25 crianças do Lar da Criança foram adotadas por famílias da capital. O critério para a adoção deve primeiramente consultar a família da criança, se algum parente tem interesse em adotá-la até o quarto grau de parentesco. “Se ninguém da família tiver interesse em adotar a criança, aí segue para adoção”, explicou Marimar. Mais de 65 famílias aguardam na fila de espera para receber o filho do coração.
O Lar da Criança recebe doação de todos os tipos de mantimentos desde alimentos, roupas, sapatos, brinquedos, entre outros. Toda doação é bem-vinda e quem quiser doar pode deixar os mantimentos na portaria da entidade. “Nós recebemos doações de todos os gêneros, carrinhos de bebê, cadeira de papinha, sapatos, tênis, material escolar, brinquedos, entre outros”.
Os telefones para quem quiser fazer uma doação ao Lar da Criança de Cuiabá: (65) 3613 9948 e 3613 9988.
http://www.brasilnoticia.com.br/imprime.php…

Nenhum comentário: